Coluna

Inveja - Um mal que faz bem

O invejoso está por todos os lados, em todos os lugares e em todas as camadas sociais. Muitos temem os invejosos, outros odeiam e querem destruir como se a inveja trouxesse somente o mal.
O invejoso inveja aquele que progride, e também aquele que dá tudo por perdido. Nas ruas quando vê um moribundo, bêbado, nas margens da estrada, o invejoso o inveja. Acha que se fosse também assim, estaria despreocupado e às vezes comenta: “Aquele é que está bem! Não preocupa com nada e ninguém implica com ele. Isto é que é vida!”. Afinal, o invejoso inveja a tudo e todos e você que o teme é porque não sabe o bem que o invejoso faz ao corajoso. Para o lutador, de todo o mal se tira um proveito. Se alguém te inveja, lute para que a cada dia ele tenha mais motivos para te invejar. O invejoso inveja qualquer coisa, então, passe um cal com bisnaga no seu barraco mudando de cor constantemente, plante uma horta e cuide muito bem mantendo sempre verdinha e bonita. Ele irá te invejar muito!

Que bom, você não pode parar. É preciso provocar a inveja dele todos os dias. Essa inveja te fará muito bem, então, busque sempre coisas novas. Trabalhe bastante, faça alguns cursos, procure se profissionalizar, acompanhar a evolução do mundo moderno, ele irá te invejar muito. Faça um puxadinho na sua casa, troque seu carro velho por um mais novo, se possível 0Km. Ele irá te invejar muito! Faça um curso superior, procure participar dos eventos, crescer intelectualmente. Frequente os congressos, faça pós-graduação. Isso irá enriquecer o seu curriculum e ele irá te invejar muito.

A inveja é um mal para os derrotados e principalmente para o invejoso que, estagnado em um lugar, observa tudo e quer que todos sejam inferiores a ele, mas não faz nada para evoluir.
O que de tudo tira um proveito, valoriza muito o que o inveja, principalmente aquele que anda de porta em porta comentando a sua vida. As atenções voltam para si e é este o momento que deve aproveitar para crescer, quando todos comentam sobre você, mal ou bem.

Veja o bem que te faz o invejoso! Se você soube aproveitar, você cresceu. As pequenas coisas são observadas pelos grandes invejosos e com a responsabilidade que você tem no dia a dia, de alimentar a inveja, estará sempre se inovando. E a cada dia trabalhando, criando, se profissionalizando, você cresceu.

Hoje ele te perdeu de vista. Não seja egoísta, há outros necessitando da inveja para motivar-se, mas não relaxe, continue atento. Lembre-se que o trabalho enobrece e dignifica o homem. De uma coisa simples que um dia ele o invejou, como uma pintura no barraco, hoje ele tem realmente motivos para o invejar, o que certamente não acontece mais. A distância entre você e ele é enorme.

Como a inveja o fez bem!

De tudo podemos tirar proveito. Se você não tem quem o inveje, procure. Faça alguma coisa e certamente ele irá aparecer.

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários