Cultura e Entretenimento

Meninos de Minas no Samba Fest

É hoje, terça-feira. A partir das 20 horas, o show musical do grupo itabirano Meninos de Minas no Festival Samba Fest, em Hartford, nos EUA. E vocês, estimados (as) leitores (as) d’O Folha de Minas, terão a oportunidade de assistir o espetáculo de forma on-line, usufruindo do conforto e aconchego do lar. O evento marcará o tour virtual do recém-lançado CD Êh Minas. É imperdível!

Meninos de Minas já participou por duas vezes do referido festival internacional, agitando a plateia com seus tambores executando excelente repertório musical. O evento, produzido por Eric Galm, com realização do Trinity College, que se realiza há mais de duas décadas, contará ainda com outros artistas brasileiros, como Yamandu Costa, Ivan Vilela e Ivan Lins. O Samba Fest será transmitido pelo canal do YouTube https://bit.ly/SambaFest2021.

Para curtir Êh Minas no Spotify ou na sua plataforma preferida e assistir os videoclipes do grupo Meninos de Minas basta acessar https://linktr.ee/meninosdeminasoficial. O projeto do grupo é viabilizado por meio de lei federal de incentivo à cultura, com patrocínio da CEMIG, Secretaria de Cultura e Turismo, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo.

Meninos de Minas no Festival Samba Fest a partir das 20 horas (Foto: Divulgação)

Êh Minas, gravado em Berlin, na Alemanha; em Itabira, Minas Gerais/Brasil e em Serpa, em Portugal, é o terceiro álbum do Meninos de Minas e mostra algumas marcas registradas do grupo: honra os mestres e canta as tradições de Minas Gerais; valoriza os compositores mineiros, as músicas e os ritmos oriundos do Congado; expressa a força dos tambores, patangomes, gungas, cordas e vozes que difundem, divulgam e ampliam horizontes do alto das montanhas gerais ao mirar os corações do mundo.
O álbum apresenta arranjos sob a ótica do coletivo, trazendo composições de domínio público,“Canto de Moçambique 2” e “No tempo do cativeiro”, e também de mestres como Vander Lee: “A voz”; Newton Baiandeira, “O trem que leva Minas”; Maurício Tizumba, “Devagar com o andor”, “Pedra que brilha” e “A criação”;, Sérgio Pererê “Velhos de coroa” e de representantes da nova cena mineira: Maíra Baldaia (que compôs “Negra rima” com Elisa de Sena e “Palavra muda” com Verônica Zanella; e Brenda Alaís “Saudade de Minas”.

A direção musical é de Bruno Messias, que começou ainda criança como aluno no projeto, se formou em música e hoje é educador musical.

O fundador e coordenador do grupo, Cleber Camargo Rodrigues, diz que “quando sonhei com um projeto que pudesse ajudar alguns jovens a serem protagonistas de sua própria história, eu não imaginava tanto. Nem que pudéssemos conquistar tudo que foi possível em 21 anos de atividades. Com a chegada do novo CD e do e-book, o Meninos de Minas ecoará um pouco da maturidade adquirida, dos sonhos realizados e da esperança nas sementes que estão germinando. Esses lançamentos são uma celebração à vida e às utopias que movem os homens e os moinhos, ao brilho no olhar de cada integrante, mestre, produtor, gestor. É a oportunidade estampada na cara da alegria, mostrando um pouquinho de Minas e um tantão do coração da gente”.
 

Comentários