Cultura e Entretenimento

O Festival de Verão de Ouro Preto terminou, mas a diversão continua

Com apoio da Lei Aldir Blanc e programação toda virtual. Festival resgata a alegria do verão e das atividades de lazer

FESTIVAL DE VERAO DE OURO PRETO
Divulgação / Converso Comunicação. 

Foram três dias de muitas atividades, para toda a família. De 26 a 28 de março, a 6ª edição do Festival de Verão de Ouro Preto esteve nas televisões, nos tablets, nos celulares, atravessando fronteiras com programação totalmente on-line. Se é preciso ficar em casa, como medida protetiva à pandemia de covid-19, que seja um momento divertido para toda a família.

As atividades do Festival de Verão de Ouro Preto foram transmitidas pelo canal YouTube [http://bit.ly/FestivalDeVeraoYouTube] e ficam disponíveis até o fim de 2021, para que possam ser vistas e revistas sempre que o público quiser. Elas também podem ser acessadas pelo site [www.festivaldeveraodeouropreto.com.br].

FESTIVAL DE VERAO DE OURO PRETO
Divulgação / Converso Comunicação. 

Tem contações de história, oficinas diversas para as crianças e suas famílias, o circuito Brincando de Brincar, as aventuras do Garoto Pré-histórico, informações sobre o mercado de games, uma visita à Casa da Ópera, o mais antigo teatro em atividade das Américas. O fotógrafo Bruno Arita, responsável por fotografar as primeiras edições do Festival, apresenta a exposição São as artes de março fechando o verão, disponível no site, onde também estão quatro podcasts, com histórias para divertir as crianças.

O Fórum de Cultura: Os Festivais e as Cidades - futuros desejáveis trouxe produtores culturais e especialistas do setor para uma discussão sobre os desafios vividos e perspectivas para o futuro. Participaram a deputada federal Benedita da Silva, autora da Lei Aldir Blanc; Christiane Ramírez, assessora técnica da deputada e integrante da equipe que criou a Lei Aldir Blanc; Angelo Oswaldo de Araújo Santos, prefeito de Ouro Preto; Margareth Monteiro, secretária municipal de Cultura e Patrimônio de Ouro Preto; Wilma Miranda, produtora cultural e criadora do Festival de Verão de Ouro Preto; José Oliveira Júnior, coordenador da Comissão de Gestão Estratégica da Lei Aldir Blanc em Minas Gerais; e os produtores culturais de Ouro Preto e Mariana Bel Gurgel, Xisto Siman, Julliano Mendes, Jussara Braga, Fernanda Trópia, Débora Queiroz e Celmar Ataídes. O encerramento do Festival foi com a live Profissões da Cultura – Design e Processo Criativo, com a participação do artista Dinho Bento, responsável pela identidade visual de todas as edições do Festival de Verão.

FESTIVAL DE VERAO DE OURO PRETO
Divulgação / Converso Comunicação. 

Festival de Verão de Ouro Preto
Nascido em 2012, como Festival Diversão Arte Verão, o Festival de Verão de Ouro Preto esteve presente nos meses de janeiro dos ouro-pretanos e visitantes da cidade por cinco edições. O projeto é capitaneado pela produtora cultural Wilma Miranda,

O objetivo do Festival é proporcionar oficinas, peças teatrais, discussões sobre cultura, espaços de brincadeiras, sempre mantendo a ludicidade e a alegria. A Casa da Ópera, teatro mais antigo das Américas em funcionamento, era o palco para a apresentação de peças teatrais infantis e adultas – afinal, os adultos também precisam se divertir. Outros pontos da cidade, como a Casa dos Contos, o Largo de Marília, e o adro da Capela do Padre Faria receberam atrações do Festival, em dias de muita alegria.

Em 2021, o Festival de Verão de Ouro Preto integra as ações da Lei Aldir Blanc, que prevê investimentos em ações culturais em todo o Brasil. Com a pandemia de covid-19, toda a programação do Festival está disponível on-line, no canal YouTube.

 
Serviço

Festival Diversão Arte Verão
Programação disponível até o fim de 2021

Canal YouTube: Festival de Verão de Ouro Preto
Site:  www.festivaldeveraodeouropreto.com.br
Instagram: @festivaldeveraoop
Facebook: /festivaldeveraoouropreto
Twitter: @FestivalDAV

Comentários