Cultura e Entretenimento

Fundação Cultural Carlos Drummond promove oficina gratuita de batucada brasileira com o Bloco Altamente

O ano novo se aproxima e, com ele, já é possível escutar o retumbar dos tambores que, no início de 2020, ganharão as ruas para animar o Carnaval brasileiro. Para adentrar nesse novo ciclo com alegria e animação, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove a oficina “Batucada Brasileira”, ministrada por Juninho Ibituruna, maestro do Bloco Altamente.

O curso tem duas semanas de duração, com as aulas acontecendo entre os dias 10 e 13 e 17 e 20 de dezembro, sempre às 19h, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, na região central de Itabira (MG). As inscrições são gratuitas — limitadas a 20 vagas — e devem ser feitas na sede da FCCDA de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A oficina “Batucada Brasileira” tem como objetivo trabalhar a musicalização dentro do universo rítmico da cultura popular brasileira por meio de técnicas simples, abordando afoxés, samba-reggae, samba de enredo e congado mineiro. 

O professor-maestro
Nascido em 1983, em Governador Valadares, Juninho Ibituruna atua em diversos projetos nacionais e internacionais como baterista, percussionista, programador de áudio, DJ e professor. Já se apresentou em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica e Singapura. Também dividiu palco com importantes nomes da música mineira. 

Bloco Altamente
Em outubro de 2018, a partir de oficinas de percussão ministradas pelo músico, produtor e professor Juninho Ibituruna, o Bloco Altamente começa a tomar forma. Desde então, o grupo cresceu — chegando aos aturais 50 ritmistas — e realizou o seu primeiro cortejo no pré-carnaval itabirano de 2019.

Bloco_Altamente_Crédito_Gustavo_Linhares
Bloco Altamente (Crédito: Gustavo Linhares)

Desenvolvido como um projeto de formação e resgaste da cultura carnavalesca, o Bloco Altamente tem o objetivo de fomentar a cultura das festas e dos ritmos do Carnaval de rua, inserindo, como proposta artística, o tambor de folia e as batidas das tradições mineiras e nordestinas — Conga, Marcha Grave, Afoxé e Moçambique Serra Acima.

Outras atrações
Em dezembro, o Centro Cultural conta com diversas atrações artísticas gratuitas. No sábado, 7 de dezembro, às 20h, a Orquestra de Câmara da ELMI encerra a temporada 2019 com um espetáculo no Teatro da FCCDA. As entradas são condicionadas à lotação do espaço, que é de 417 lugares.

A Casa do Brás recebe uma série de recitais dos alunos da ELMI. Na segunda-feira, 9, às 19h, os alunos de violino se apresentam; na terça-feira, 10, às 19h, é a vez da turma de violão; na quarta-feira, 11, às 19h30, os estudantes de violoncelo — que contarão com o acompanhamento dos alunos piano, que também farão o encerramento das apresentações na quinta-feira, 12, às 19h30.

Comentários