Cultura e Entretenimento

Projeto Luminotécnico externo é novidade na Matriz de Itatiaia(MG)

Inauguração será no dia 1º de dezembro, às 18h, após a Feira de Artesanato e Gastronomia

A Matriz de Itatiaia (Ouro Branco/MG) está pronta para inaugurar sua iluminação externa. O projeto contempla o adro que circula o templo e foi promovido pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, com aprovação do Iphan, do então Ministério da Cultura (hoje Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo) e da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Branco, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo do Patrimônio Histórico do Conselho de Política Cultural de Ouro Branco. A iluminação externa será inaugurada no dia 1º de dezembro de 2019, a partir das 18h, no adro da Matriz.

Matriz de Itatiaia Ouro Branco
Matriz de Santo Antônio. (Crédito: Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis)

O projeto luminotécnico exterior é do engenheiro Webert Leite Barbosa, também responsável pela iluminação interna da Matriz de Itatiaia. Para a execução do projeto, foram fabricados projetores exclusivos, em parceria com a empresa Ômega, sediada em São Paulo. De acordo com o engenheiro responsável, os equipamentos são de elevado desempenho técnico, com baixo consumo e grande vida útil, para garantir, além da boa iluminação, durabilidade para o uso externo e custos menores com energia e manutenção. Toda a instalação está subterrânea, e as luzes são de LED, que facilita a manutenção pela comunidade de Itatiaia e valoriza o patrimônio histórico. Webert enfatiza que o projeto tem o objetivo de valorizar o monumento e permitir sua apreciação também à noite. “É de fundamental importância para o patrimônio, o empenho da comunidade com a sua preservação. A missão de cuidar e preservar os patrimônios históricos, deve ser diária, e a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, junto com a comunidade de Itatiaia, desempenha este papel muito bem”, completa. 

O projeto luminotécnico externo à Matriz de Santo Antônio, além de destacar o patrimônio tombado pelo Iphan, também colabora com a segurança do bem. Em 1994, a Matriz de Itatiaia sofreu um arrombamento e várias peças foram levadas. A comunidade, então, se mobilizou para proteger as imagens, paramentos e vestimentas. Hoje, a Matriz é segurada com alarmes e câmeras de segurança. “A iluminação externa vai colaborar ainda mais para inibir tentativas de roubos”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que reúne a comunidade de Itatiaia em torno da preservação da cultura e do patrimônio local. A Associação encabeça uma campanha pela recuperação das peças furtadas, para que elas possam retornar à comunidade.

Também no dia 1º de dezembro, acontece a Feira de Artesanato e Gastronomia de Itatiaia. O evento será no adro da Matriz de Santo Antônio das 07h30 às 17h, com barraquinhas de comidas típicas e exposição de artesanato local. É a oportunidade para os visitantes apreciarem, além dos bordados e trabalhos manuais, a culinária característica do povoado: frango com quiabo e angu, pastel de angu, costelinha com ora-pro-nobis, feijão tropeiro, caldos e bebidas.

A edição deste ano homenageia os 40 anos da 65ª Cia de Policia Militar de Ouro Branco e vai contar com a apresentação da Banda Amos da Polícia Militar.

 
Bem-Te-Vis 
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001, com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia. 

Igreja Matriz de Santo Antônio Itatiaia
Foto: Leo Homssi

Em 2019, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis comemora 18 anos de intenso trabalho em prol da cultura de Itatiaia.

A associação é a principal responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia, igreja construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito.

A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios. Desde então, a comunidade de Itatiaia está unida para manter a Matriz em todo o seu esplendor.


Serviço:

Data: 1° de dezembro

Das 7h30 às 17h:  Feira de Artesanato e Gastronomia – Ação Cívico-social da 65ª Cia de Policia Militar de Ouro Branco
A partir das 18h: Inauguração do Projeto Luminotécnico Externo da Matriz de Itatiaia
Local: adro da Matriz de Santo Antônio

Comentários