Cultura e Entretenimento

Festival Drummond e 18ª Semana Drummondiana começam nesta sexta-feira

Festival Drummond e Semana Drummondiana

Em comemoração aos 117 anos de nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, as atividades do Festival Drummond e da 18ª Semana Drummondiana começam na noite desta sexta-feira (25). As ações, desenvolvidas pela Prefeitura de Itabira e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), baseiam-se no tema “Drummond com vida Guimarães Rosa”.

A abertura será a partir das 18 horas, na Praça do Centenário (em frente ao Museu de Itabira), com a Caravana Gastronômica Viação Cipó. O evento, que promete animar o público com muita música e comidas típicas da região, acontece pela primeira vez em Itabira. Comandada pelo jornalista Otávio di Toledo, a caravana reunirá bares e restaurantes itabiranos com o objetivo de redescobrir sabores locais e divulgar o que há de melhor na gastronomia, valorizando as comidas típicas e incentivando a elaboração de novos pratos.

Durante o evento, o público poderá conferir o artesanato local e contar com amplo e seguro espaço kids. Às 20 horas, o destaque é a apresentação dos Drummonzinhos e Coletivo Viravoltear. Já às 21 horas, os fãs do rock n´roll poderão curtir a Mr. Mojo The Doors Experiments Band. O encerramento fica por conta dos itabiranos da banda Barba Blues, a partir das 22h30. A Caravana Gastronômica Viação Cipó segue até o domingo (27) com diversos outros atrativos musicais como Carlos Cabeça, Rivotrio Sem Receita, Trio Já É, banda Katumbi, Nandy Xavier e Sambez.

Ainda no primeiro dia de atrações, haverá a mesa redonda “Drummond com vida Guimarães Rosa”. O bate-papo terá a participação do escritor, compositor, músico e professor de literatura da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik, e da professora de literatura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista na obra de Guimarães Rosa, Marli Fantini. O encontro será às 19 horas, no teatro do Centro Cultural e contará com a mediação do jornalista, escritor, gestor cultural e idealizador do projeto “Sempre um papo”, Afonso Borges.

A programação do Festival Drummond e da 18ª Semana Drummondiana segue até a quinta-feira (31) e reúne literatura, sarau, cultura, peças teatrais, música, gastronomia, workshops e oficinas. Para o público infantil, um dos destaques do evento é o teatro “O Pulgo e o Elefante”. Com direção de Tom Pires, a peça é encenada pelo Grupo O que Conta Sabiá. Adaptado do livro “História de Dois Amores” (1985), de Carlos Drummond de Andrade, o espetáculo conta a história de amizade entre os dois animais, que atravessam, juntos, desertos, enfrentam inimigos e, por fim, encontram a felicidade. A apresentação será no domingo (27), às 17 horas, no teatro do Centro Cultural. É necessário retirar os ingressos com dois dias de antecedência pela plataforma Sympla. Os bilhetes serão liberados mediante lotação de 417 lugares.

Um bate-papo que também promete movimentar a programação é o “Drummond e Rosa: mais que escritores”. Conhecidos pelos seus trabalhos literários, Drummond e Guimarães Rosa também se destacaram em outros campos e se mostraram como homens de múltiplas facetas. Para contar um pouco sobre eles, a coordenadora do Memorial Carlos Drummond de Andrade, Solange Alvarenga, media um bate-papo com os sobrinhos-netos de Drummond e Guimarães Rosa. O evento ocorrerá na Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137, Centro), às 16 horas, no domingo (27).

Outro momento importante durante a festividade será o lançamento do livro “Toninho Horta: 108 partituras”, no qual o músico mineiro apresenta 108 transcrições de músicas na partitura, além de diagramas dos acordes para violão e piano. A atividade acontece na quarta-feira (30), às 20 horas, no deck do Centro Cultural.

Na quinta-feira (31), Dia D do evento, data em que comemora-se o aniversário de Carlos Drummond de Andrade e o Dia Nacional da Poesia, o público poderá prestigiar o show Itabiranos em Cena Anos 80, a partir das 20 horas, na avenida Daniel Jardim de Grisolia, no Centro. No mesmo palco, para encerrar as comemorações, o músico Eduardo Dussek apresentará um show com canções conhecidas do seu repertório e standards das décadas de 1970, 1980 e 1990.

Clique aqui para conferir a programação completa

Jardineira Turística Cultural
Sucesso na Semana do Turismo, que ocorreu entre os dias 19 e 28 de setembro, a Jardineira Turística Cultura volta a percorrer as ruas de Itabira durante o 3º Festival Drummond e a 18ª Semana Drummondiana. A atração, gratuita, percorrerá os pontos turísticos e culturais do município, tais como Caminhos Drummondianos, Igrejinha do Rosário, Museu de Itabira, Casa de Drummond e todo o centro histórico. A jardineira sai do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o passeio dura cerca de uma hora.

No domingo (27), a jardineira rodará às 10h, 13h e 15h. De segunda-feira (28) a quinta-feira (31), os horários para passeio são às 8h, 10h, 14h e 16h. Para participar, é necessário fazer a inscrição no Museu de Itabira ou pelo telefone 3839-2992.

Comentários