Esportes

Willian faz dois, Cruzeiro vence Vitória e abre vantagem na Copa do Brasil

Mesmo jogando no Barradão, mineiros derrotam por 2 a 1 nos baianos, com dois gols do atacante cruzeirense, e vão decidir no Mineirão, dia 20 de julho, com a vantagem

Vitória pressionou o Cruzeiro, mas time celeste foi mais eficaz na partida (Foto: Estadão Conteúdo)
Vitória pressionou o Cruzeiro, mas time celeste foi mais eficaz na partida (Foto: Estadão Conteúdo)

O Cruzeiro deu um passo importante para chegar às oitavas de final da Copa do Brasil. Venceu o Vitória por 2 a 1, no Barradão, em Salvador, nesta quarta-feira, com dois gols de Willian, contra um de Diego Renan, e agora joga pelo empate para se classificar. O time baiano não soube aproveitar o fato de jogar em casa e, mesmo com postura ofensiva, não conseguiu se dar bem sobre os mineiros. Arrascaeta, que começou no banco, mudou a cara do Cruzeiro ao entrar. No Vitória, o destaque, mais uma vez, foi o atacante Marinho, que incomodou demais o sistema defensivo da Raposa.

A partida de volta será quarta-feira, dia 20, às 21h45 (de Brasília), no Mineirão. O Cruzeiro joga pelo empate. Derrota por 1 a 0 também dá a vaga aos mineiros. O Vitória precisa vencer por mais de um gol de diferença, ou por um gol de diferença, caso marque três ou mais. Antes da decisão, porém, os dois times jogam pelo Campeonato Brasileiro. Domingo, às 19h30, o Vitória recebe o Fluminense, no Barradão. O Cruzeiro joga segunda-feira. Às 20h, enfrenta o Atlético-PR, no Mineirão. As partidas serão válidas pela 14ª rodada.

O jogo

A bola rolou em Salvador, e o Cruzeiro, nitidamente, mostrou preocupação com o atacante Marinho, que desequilibrou a partida de domingo, no Mineirão, quando os dois se encontraram no Brasileirão. Para tentar resolver a questão, colocou o volante Ariel Cabral posicionado perto do lateral Allano. Com isso, o Vitória teve que buscar alternativas ofensivas e passou a atacar também pela esquerda de seu ataque. Foi o Cruzeiro, no entanto, quem assustou o adversário primeiro, tanto que, aos sete minutos, abriu o placar. Willian recebeu na entrada da área, limpou Victor Ramos e bateu no canto direito de Caíque.

A alegria cruzeirense durou pouco. Na primeira vez que Marinho teve liberdade, conseguiu um pênalti. Aos 15 minutos, Diego Renan bateu para deixar o jogo empatado. A partir daí, o jogo ficou mais lento, concentrado entre as duas intermediárias, com os times arriscando pouco. Algumas chances surgiram, dos dois lados, mas nenhuma com eficiência para mudar o placar antes do término do primeiro tempo.

A etapa final foi mais emocionante e vibrante. Vágner Mancini mudou a posição de Marinho, da direita para a esquerda, o que confundiu a defesa do Cruzeiro. Mas o time mineiro ganhou o contra-ataque e teve seguidas chances de marcar, com Willian e Arrascaeta, mas não aproveitou.

O time baiano ficou com um homem a mais, aos 14 minutos, com a expulsão de Allano, e partiu pra cima de vez. Kieza levava muito perigo, principalmente nas bolas aéreas. Mas, quem marcou novamente foi Willian. Depois de perder duas boas chances, Willian não perdoou na terceira. O Bigode recebeu lindo passe de Arrascaeta e bateu na saída de Caíque para fazer seu segundo gol na partida.

O Vitória se mandou de vez para o ataque, mas não teve forças nem preparo físico para conseguir o empate. A decisão da vaga fica para o Mineirão, com vantagem do Cruzeiro.

Comentários