Saúde

HMCC alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Com o objetivo de conscientizar as mulheres, seus companheiros, amigos e familiares a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) aderiu, mais uma vez, à campanha Outubro Rosa, movimento de repercussão mundial contra o câncer de mama. Durante o mês serão realizadas aproximadamente 260 mamografias pela entidade. A ação acontece até o mês de dezembro, com disponibilidade de mais exames. As mamografias de Itabira serão marcadas pelo Centro Viva Vida (CVV).

O câncer de mama está entre os tipos da doença que mais acometem as mulheres, principalmente, a partir dos 35 anos de idade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a expectativa é de que sejam registrados 650 mil novos casos de câncer no Brasil em 2020. Entre as mulheres, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o tipo mais comum em todas as regiões do Brasil. Estima-se, neste ano, mais de 66 mil novos casos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43,74% casos por 100 mil mulheres.

De acordo com o responsável técnico e assistencial do HMCC, Rogério Monsueto Pereira, a detecção do câncer nos estágios iniciais aumenta as chances de utilização de tratamentos menos agressivos e com mais possibilidade de cura do paciente. “Para as mulheres de um modo geral, realizar consultas periódicas, adotar um estilo de vida saudável e se submeter a exames de rastreamento podem salvar vidas. O exame de mamografia é o principal método para identificar a doença, que quando descoberta no início, as chances de cura podem alcançar mais de 90%”, afirma Rogério.

Outubro Rosa 2020
Neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lança o movimento de conscientização QUANTO ANTES MELHOR. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável no dia a dia, com a prática de atividades físicas e boa alimentação para evitar doenças, entre elas, o câncer de mama. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama e que o cuidado com a saúde feminina deve ser olhado com atenção, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados e ainda estão sendo retomados por conta da pandemia de Covid-19.

De acordo com o presidente da SBM, Vilmar Marques, o movimento deste ano focará na disseminação da informação. “Diversos estudos revelam que o sobrepeso e a obesidade, além da falta de atividades físicas no dia a dia, aumentam os riscos para câncer de mama e ainda proporcionam uma má qualidade de vida para quem está em tratamento. O alerta é para QUANTO ANTES mudar o estilo de vida MELHOR para a saúde e, desta forma, evitar que novos casos de câncer de mama ocorram”, afirma ele, completando que o acompanhamento com o mastologista e a realização da mamografia anual nas mulheres a partir dos 40 anos é igualmente importante para a prevenção.

Comentários