Cidades

Prefeitura de Itabira adia para 2017 a construção do Centro de Ressocialização para Menores Infratores no Brazuca

O encontro com o prefeito aconteceu depois de uma reunião na associação do bairro São Marcos onde os moradores se mobilizaram para impedir a construção do centro proposto pelo prefeito no antigo Brazuca (Foto: Ageu Ebert)
O encontro com o prefeito aconteceu depois de uma reunião na associação do bairro São Marcos onde os moradores se mobilizaram para impedir a construção do centro proposto pelo prefeito no antigo Brazuca (Foto: Ageu Ebert)

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), recebeu no último dia 27 em seu gabinete uma comissão de moradores do bairro São Marcos que foi a prefeitura para discutir a construção do Centro de Ressocialização para Menores Infratores, projeto de Dr. Damon. O encontro com o prefeito aconteceu depois de uma reunião na associação do bairro São Marcos onde os moradores se mobilizaram para impedir a construção do centro proposto pelo prefeito no antigo Brazuca. Na reunião que aconteceu no bairro, vários vereadores se fizeram presentes e manifestaram apoio ao movimento contrário ao projeto de Damon. Além dos dois opositores de Damon declarados, Bernardo Mucida (PSB) e Geraldo Torrinha (PDT), os vereadores Diguerê e Ronaldo Capoeira (PV), Marcela (PR), Sueliton (PROS) e Tãozinho Leite (PP) também declararam apoio ao movimento. O vereador Ilton Magalhães (PR) foi o único que disse em sua fala que o tema tinha que ser melhor discutido e que não poderia opinar porque não conhecia o projeto. A fala de Ilton Magalhães foi muito criticada pelos moradores, e hoje com as novas informações que surgem, parece que Ilton Magalhães, além dos dois opositores de Damon, era o único que estava sendo sincero com a população, não querendo declarar apoio por saber que aqueles discursos tinham sido combinados para acalmar os ânimos dos moradores e que o projeto seria apenas adiado para após as eleições de 2016.

Nesta reunião, depois do vereador Ronaldo Capoeira, que falou em nome do prefeito Damon, propor a formação de uma comissão para ir até a prefeitura discutir com o prefeito a implantação do projeto ou não, o líder do movimento se viu obrigado a colocar em votação devido a resistência dos moradores à criação da comissão e a ida à prefeitura para discutir com Damon. Diante do impasse, a formação da comissão foi colocada em votação e rejeitada por unanimidade. Os moradores exigiram que a discussão fosse feita na associação, onde segundo eles o prefeito esteve quando foi pedir voto. “Ele tem que vir aqui discutir com os moradores. Ele veio aqui pedir voto e bateu de porta em porta”, disse um morador. Mesmo assim, no último dia 27 os líderes do movimento decidiram ir até a prefeitura, atendendo convite do prefeito. Depois de reunir com Damon foi convocada uma nova reunião na associação do bairro, que aconteceu na última quarta-feira (28), onde os moradores foram informados pelos líderes e vereadores que voltaram ao bairro sobre a suposta decisão de Damon que, segundo eles, havia desistido da construção do centro no Brazuca para atender os moradores.

Até uma nota foi divulgada pelos líderes do bairro tecendo vários elogios e agradecendo ao prefeito.

Integra da nota:

“Em nome da  comissão  que representa os moradores dos bairros próximos ao Brazuca, viemos por meio desta nota esclarecer e agradecer. Esclarecer que nós, como membros da comissão dos bairros representantes, fomos convidados pelo senhor prefeito, Damon Lázaro de Sena, onde o mesmo nos ouviu atentamente sobre nossas opiniões dos prós e contras ao local indicado (Brazuca), onde em nenhum momento o prefeito foi Intrasigente. Pelo contrário, ao nosso ver, foi muito atencioso à nossa reivindicação. O prefeito citou o Programa Ouvir Você, dizendo que se as comunidades  não querem, não irá fazer no Brazuca. Agradecemos a união de todos os moradores dos bairros, vereadores que nos apoiaram nesta reivindicação, e em especial, o prefeito Damon Lázaro de Sena. Obrigado".

Controvérsia

A informação é de que o movimento dos moradores encaixou como uma luva nos planos de Dr. Damon, que já havia anunciado a construção do centro de ressocialização, mas não tinha recursos para iniciar as obras devido as dificuldades financeiras que o município enfrenta e já havia decidido deixar para implantar o centro em seu segundo mandato.

Ainda de acordo com informações, o adiamento da construção foi também aconselhado pelos marqueteiros de Dr. Damon devido as eleições municipais no próximo ano e o desgaste que esta obra poderia causar ao candidato. Por isso o adiamento da construção do centro para 2017, no segundo mandato de Damon. Na visão de seus marqueteiros a manobra desmobilizaria a população e evitaria tamanho desgaste.

Para os moradores que participaram da primeira reunião e votaram contra a formação desta comissão para ir ao gabinete do prefeito ficou a dúvida: por quê mesmo com a desaprovação na reunião anterior essa comissão foi reunir com o prefeito no gabinete?

Os moradores do São Marcos podem se preparar para mais uma batalha após as eleições do próximo ano, caso Damon seja o vencedor do pleito.

O prefeito aproveitou o palanque para anunciar no bairro uma grande obra. De acordo com ele pode ser construído no local uma unidade do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), antigo Cefet. Com essa jogada de marketing os orientadores políticos de Damon acreditam que a situação foi revertida e que o prefeito será campeão de votos no bairro. Damon se especializou em elaborar projetos de campanha que rendem votos. A prova é que o projeto das eleições passadas rendeu a ele mais de 70% dos votos e seus marqueteiros esperam repetir a façanha na próxima eleição de 2016.

Comentários


  • 03-02-2015 19:42:00 Patricia Silva

    Será que Damon sabe o significado da palavra SUSTENTABILIDADE,porque foi a palavra que ele mais usou nos seus discursos de campanha em 2012

  • 30-01-2015 18:34:00 Marilene Oliveira

    kkkkkkkkk! Esse governo não acha, eles têm certeza que o povo de Itabira é idiota, burro e trouxa! Quem votar nesse homem de novo é por que não está em sã consciência! Bando de vagabundos e larápios!

  • 30-01-2015 18:23:00 Maria Cecília

    Rádio Antártida, Gráfica Premium, Revista de Fato, Jornal Diário de Itabira, Empresa de Caçambas, Empresa de Segurança, Locação de Veículos, Agência de Publicidade, Empresa de Geoprocessamento, Empresa de Pessoal, etc. Sabem o que todas elas tem comum? Pertencem ao mesmo grupão político...

  • 30-01-2015 18:18:00 Péricles

    O Dr. Damon é grande responsável pelo pior governo da história de Itabira, superando até mesmo o insuperável e desastroso governo de Dr. Jackson. 2016, tá batendo às portas... E, dizem que tem vários \'\'Doutores\'\' querendo se candidatarem à prefeito da cidade. Dr. Virgilino, Dr. Marco Antônio, Dr. José Maurício, Dr. Robson, e outros - Sem falar é claro na cara de pau do atual prefeito querendo a reeleição. Uma coisa eu tenho a certeza: O povo itabirano não quer tão cedo ouvir falar de \'\'Doutores\'\'.

  • 30-01-2015 15:20:00 Jhenifer Batista

    Gente, como confiar neste homem ? ? Esta é a decepção do século, ainda bem que os que nascerem agora vão morrer sem uma decepção dessa