Cidades

Idosos podem ser beneficiados com projeto especial de moradia em Itabira

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), recebeu no último dia 31 de outubro um projeto que deve trazer inúmeros benefícios para os idosos itabiranos, em especial para aqueles que não possuem moradia ou vivem em ambientes inadequados. O projeto foi idealizado pelo grupo Governo Paralelo, que é composto por pessoas de todos os segmentos da sociedade, e protocolado na prefeitura sob o n° 000002069. Qualquer cidadão interessado pode buscar informações sobre o seu andamento.

O projeto que foi entregue ao prefeito propõe a construção de um condomínio fechado para abrigar especialmente os idosos de Itabira. A proposta é construir, na primeira etapa, 200 apartamentos individuais para moradia desta população, o que irá garantir a eles uma melhor qualidade de vida.

Projeto sugere que sejam construídas praças com jardins, academias ao ar livre, espaço de convivência pública para confraternização e pistas para caminhada. (imagem ilustrativa)
Projeto sugere que sejam construídas praças com jardins, academias ao ar livre, espaço de convivência pública para confraternização e pistas para caminhada. (imagem ilustrativa)

No condomínio, o projeto sugere que sejam construídas praças com jardins, academias ao ar livre, espaço de convivência pública para confraternização, pistas para caminhada, posto médico com equipe composta por clínico geral, geriatra, atendentes e enfermeiros, ambulância com motorista no período noturno e segurança. Sugere ainda que este condomínio seja construído em um local de fácil acesso e tranquilo.

O projeto frisa a poluição sonora em Itabira, que é altíssima, e alega que os idosos não podem continuar convivendo com essa perturbação, principalmente dos carros de sons que circulam com alto volume nas madrugadas. Ainda de acordo com o projeto, além deste condomínio proporcionar aos idosos segurança, conforto e comodidade, irá trazer também tranquilidade para as famílias que muitas vezes vê os seus idosos sofrendo sem condições de ajudá-los. Outra justificativa do projeto é que este condomínio irá colocar em um local com independência pessoas com a mesma faixa etária de idade, o que facilita a interação entre eles. Justifica ainda que uma equipe médica dentro do condomínio vai humanizar o tratamento desses idosos, facilitando o acesso deles ao médico e a convivência com os profissionais, o que contribui muito para um tratamento bem sucedido.

De acordo com Geraldo Ribeiro, um dos integrantes do Governo Paralelo, o prefeito Damon recebeu o projeto com muito entusiasmo e ficou satisfeito com a colaboração do grupo. Segundo Geraldo, o prefeito tem conhecimento de que há muitos idosos em Itabira dependendo de um cuidado especial e prometeu empenho para construir este condomínio já no próximo ano. O prefeito reconhece que uma cidade com o orçamento que Itabira tem, não pode deixar seus idosos vivendo em situação precária, como vivem muitos. Ainda segundo Geraldo, o Governo Paralelo esta confiante que o condomínio será construído e irá atender esta população, dando a eles uma excelente qualidade de vida. “Estou confiante. O prefeito recebeu o projeto com muito entusiasmo e garantiu que este condômino vai ficar pronto dentro de seu governo.”

Ainda de acordo com Geraldo, este projeto do condomínio para idosos foi debatido em várias reuniões de associações de bairro e muito bem aceito. Segundo ele, a equipe ouviu vários relatos de pessoas que tem idosos em casa vivendo em condições inadequadas e acredita que este condomínio irá dar uma melhor qualidade de vida principalmente porque irá acabar com as idas e vindas em postos médicos disputando vagas com pessoas de todas as idades. O posto médico que será construído dentro do condomínio, com equipe treinada para atender este público, poderá atender também outros idosos.

Além do projeto do condomínio, o Governo Paralelo protocolou também mais dois ofícios solicitando informações sobre o custo do terreno onde está sendo anunciada a implantação do novo Distrito Industrial e sobre o valor gasto com a folha de pagamento dos servidores municipais.

O Governo Paralelo é uma associação composta por voluntários de todos os segmentos da sociedade e tem como objetivo contribuir com o município apresentando projetos e buscando junto com a sociedade soluções para os problemas que afligem o itabirano. O grupo reúne quinzenalmente na associação do bairro Alto Pereira e é aberto a participação de todos os cidadãos. De acordo com Geraldo Ribeiro, a participação da sociedade é muito importante, seja indo nas reuniões ou enviando ideias através do email governoparalelo.itabira@gmail.com.

Ele aproveitou para agradecer o prefeito pela execução de outros projetos como construção de muros, urbanização de ruas e iluminação que foram indicados pelo grupo e que já estão sendo executados.

A próxima reunião do Governo Paralelo esta marcada para o dia 27, às 19 horas na associação do bairro Alto Pereira, à Rua Israel Pinheiro, n°08.

Veja o projeto na integra no facebook do Governo Paralelo: www.facebook.com/people/Geraldo-Ribeiro/100005269067375

Comentários


  • 20-11-2014 23:25:00 Matheus

    Dúvido que passa! Esse prefeito só vê mérito nas idéias dele ou no que ele pensa!

  • 20-11-2014 08:39:00 Marlene

    Excelente projeto,e Dr.Damon está de parabéns,e fazendo varias obras.

  • 20-11-2014 07:05:00 Dorgival

    Parabéns pela iniciativa e pela dimensão do projeto. Se a atual administração se mostra inapta na gestão pública, só resta mesmo um governo paralelo atuar. O povo itabirano precisa tomar conhecimento desse \"Governo\" e de suas ações. Itabira só tem a ganhar com iniciativas como esta.