Cidades

Terceiro andar em \\\"Pé de Guerra\\\"

O sonho de Damon em ser prefeito de Itabira tornou-se para ele um pesadelo. O prefeito, embora cercado de amigos, tem passado por apuros. A informação é de que o terceiro andar vive diariamente em "pé de guerra". Os comandados de Damon não se entendem e, por sua vez, Damon não consegue botar ordem na casa. As alfinetadas entre si são corriqueiras e todos torcem para o "quanto pior melhor", desde que não seja na sua pasta.

Reuniões Gerenciais sempre terminam em guerra.(imagem ilustrativa)
Reuniões Gerenciais sempre terminam em guerra.(imagem ilustrativa)

A falta de sintonia entre os secretários tem prejudicado o andamento do governo e as discussões são constantes. Há secretários que trabalham no mesmo andar, se encontram pelos corredores, mas nem se cumprimentam. O prefeito também é uma pessoa temperamental, o que faz com que todas as reuniões terminem em discussões. Já há no mínimo dois secretários que deixaram o governo por discutir com o prefeito em reunião do secretariado, a chamada Reunião Gerencial.

Damon tentou conciliar a montagem de seu governo entre pessoas técnicas e amigos, mas a estratégia do prefeito não funcionou. Foi como colocar em uma xícara um pouco de água e um pouco de óleo. São dois elementos que embora líquidos, não se misturam e assim é o governo de Damon. Não há como uma pessoa técnica receber ordem de uma outra que não tem formação, que foi escolhido por ser compadre, amigo, parente ou por qualquer outro motivo. Então o governo tornou-se uma arena onde todos se digladiam e o cidadão itabirano, que esperava um espetáculo de administração com a boa gestão pública na saúde, educação, saneamento básico, desenvolvimento econômico, hoje assisti a essa guerra sem nada poder fazer.

Os vereadores, legítimos representantes do povo, que foram eleitos com a principal função de fiscalizar o governo e denunciar o que de incorreto possa ocorrer, passam todas as reuniões parabenizando o prefeito por ações simples, como tapar um buraco, parecendo que não é obrigação do prefeito ou que não sabem qual é a sua função como vereadores. O cidadão, insatisfeito com a inércia que se instalou na administração pública, é obrigado a ouvir essas bajulações dos vereadores, com exceção de poucos. O povo precisa ser melhor representado, muitos de seus representantes precisam ter coragem para fazer uso das prerrogativas que lhes conferem o cargo, sem medo de desagradar o prefeito ou seus secretários. O governo esta caminhando para o terceiro ano parecendo não saber para que foram eleitos, sem se atentar para o sofrimento que vive o itabirano, principalmente com referência à saúde. Só não sabe o quanto sofre os cidadãos que precisam deste serviço, aqueles poucos que podem furar fila, pegar o telefone e ligar para o secretário para marcar uma consulta para quem quiser, a qualquer hora.

Esperar que o governo se ajuste, que o prefeito e seus secretários sentem em uma roda de conversa e discutam o que fazer e como fazer civilizadamente é perca de tempo, isso não vai acontecer. Para que essas discussões acontecessem de forma respeitosa o exemplo tinha que vir do prefeito, que é o comandante, e todos sabem que o prefeito não tem nenhum preparo para isto, aliás, é primeiro a tentar resolver as coisas aos gritos, com murros na mesa.

É assim o governo que elegemos, do qual esperávamos ações para mudar a administração pública para melhor, mas hoje sabemos que ele não é capaz. É por isso que precisamos cobrar da Câmara uma atitude, que os vereadores deixem esse jogo de compadre de lado, deixe os interesses individuais e trabalhem para o coletivo.

Há poucos dias durante a reunião da Câmara, um vereador disse para toda a cidade ouvir que não poderia aprovar o projeto de outro colega porque senão todos iriam pensar que só ele trabalha na Câmara. Ora! Ele deveria ter outra preocupação: medo de ser visto pelo eleitor como quem não trabalha.

Comentários


  • 23-10-2014 08:42:00 Rogerio

    Acredito eu,que Damon entrou na Prefeitura,bem intencionado,com muito gás para trabalhar por Itabira. Ainda no Governo de transição,Damon escalou pessoas incompetentes.Aí começou todo esse RUMO ERRADO. Confiou em pessoas despreparadas,e sem visão politica. Comprou e continua comprado,brigas,broncas,desavenças do Jadir,Gomes,Edilson e agora do Ronildo. Alem de ser intempestivo,brusco.mal educadoe autoritario,com essa atitudes Damon não serve para ser politico.Muito menos conviver com servidor publico. Aquela do projeto TBC,é o fim da relação com o servidor. Acorda Damon!!! Já passou 22 meses.

  • 23-10-2014 08:02:00 Eustaquio Machado

    É claro que é guerra!!! E muito ciumes!!! Tem secretario tecnico MAMADOR que tem mulher,filho,irãos,sobrinho,e até CUNCUBINA mamando nas tetas da Prefeitura de Itabira. Alem o Damon ordenou que alugasse um imovel deste secretario,lá na Agua Fresca,para depositar/armazenar o arquivo morto da PMI.E tem mais Damon ordenou serviço de obra lá no sitio do MAMADOR (Bloquetar/Pavimentar no sitio,com bloquete,caminhão,areia,e mão de obra da PMI é claro). Acha pouco!!! Damon frequentador das pegadas,churrascadas,cervejadas e muito pagode,ordenou que asfaltasse a estrada de acesso até o sitio do MAMADOR,estava me esquecendo que o secretario nas horas vagas,canta e dança(Tipo mico de circo). Será que o MINISTERIO PUBLICO esta concordando com essas praticas do Damon.

  • 22-10-2014 11:21:00 Franklin So Lico

    Tem 15 vereadores na câmara que defendem o Damon em qualquer situação. Eles estão pensando que são senadores que tem mandato de 8 anos, só vão acordar na hora de pedir votos. Quero lembrar que faltam menos de dois anos!

  • 21-10-2014 17:48:00 Solange

    Não existe veneno mais fatal do que \"CIÚME DE HOMEN\".

  • 21-10-2014 15:00:00 Camila

    O governo virou mesmo um campo de batalha, vários secretários não se falam. O presidente da Itaurb era tratado pelo Jadir como inimigo por que contrariou seu interesse

  • 21-10-2014 07:58:00 Mario Venancio

    Verdade que Damon formou uma CULUNDRIA na PMI.Só serve para ele pessoas Puxa-saco,baba-ovo,bajulador,pelego,e Tem que ser MAMADOR.Secretarios desqualificados,incompetentes,tapados,fraco,precario,incapaz,se não for candogueiro,mexiriqueiro,frutriqueiro,de goste de intriga e difamação, não serve para fazer parte do seu projeto de SUSTENTABILIDADE,que tanto prometeu para o povo de Itabira. Agora fica a seguinte pergunta, Será que Doutor Damon sabe o significado da palavra SUSTENTABILIDADE???

  • 20-10-2014 19:22:00 Renato Medeiros

    Damon afirmou em uma entrevista de radio que na PMI tem muitos mamadores,é logico que cada um quer mamar mais do que outro,é uma mamação descontrolada.

  • 20-10-2014 16:49:00 Franklin So Lico

    Tenho observado. Muitos vereadores passam toda a reunião elogiando o prefeito, mas em destaque o Lúcio Mauro carteiro e o Lado. Tapar buracos de rua é obrigação do prefeito, agora esse que disse que não ia votar no projeto por senão ia ficar como só o Bernardo trabalha na câmara é o Toninho da Pedreira. É preciso o cidadão prestar atenção nas reuniões da câmara nem que seja através do rádio. Tem que saber quem defende o povo e quem defende só os seus interesses, esses tem mesmo que ficar dando parabéns para o prefeito