Cidades

Excesso de burocracia obriga empresas a deixar Itabira

Elder disse que não encontrou nenhuma dificuldade em Nova Era e que os trâmites foram dentro do esperado, ao contrário de Itabira (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)
Elder disse que não encontrou nenhuma dificuldade em Nova Era e que os trâmites foram dentro do esperado, ao contrário de Itabira (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)

O empresário da área de pré-moldados, Elder Pereira Barbosa, depois de muitas idas e vindas na Prefeitura para legalizar sua empresa, foi obrigado a transferir sua fábrica para o município de Nova Era.

De acordo com ele, as dificuldades para se instalar em Itabira foram muitas e começaram ainda no governo João Izael. Para conseguir o licenciamento ambiental a empresa teve que mudar de endereço, para adequar ao plano diretor, e contratar uma empresa de consultoria. Mesmo assim, para sua decepção, o licenciamento não foi liberado.

O empresário lamentou ter que deixar o município e disse que todas as normas ambientais são seguidas à risca em sua fábrica. O empresário garantiu que a política ambiental faz parte do dia a dia de sua empresa e de acordo com ele, os resíduos produzidos em sua fábrica, como papel de cimento, estopas com graxa, luvas de segurança e outros equipamentos em desuso são armazenados e depois recolhidos pela Proa Resíduos, empresa contratada por ele. “Nós temos um contrato com a empresa Proa Resíduos, que é de Sarzedo, e ela trimestralmente coleta todo o resíduo que é gerado dentro da empresa.”, disse.

Ainda segundo Elder, da parte da empresa não há nenhuma dificuldade em atender as exigências legais, mas "as regras precisam ser claras e não são, as dificuldades enfrentadas em Itabira são muitas por burocracia da prefeitura".

O empresário reside em Itabira há 7 anos e a escolha da cidade para implantar a fábrica é pelo favorecimento logístico. Elder disse ainda que tem uma carteira de clientes muito boa na cidade, atende várias construtoras, depósitos e varejo, isto em Itabira, e tem ainda uma boa clientela em outras cidades da região como Passabém, Ferros, Santa Maria, Bom Jesus, etc. Elder lembrou que foi obrigado a transferir sua fábrica para Nova Era, mas para atender esta clientela montou um stand de vendas em Itabira no bairro Gabiroba, avenida Dr. Pedro Guerra, sentido parque de exposições, e atende nos telefones 3834-1567 e 9757-9797.

Antiga unidade que teve que ser fechada (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)
Antiga unidade que teve que ser fechada (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)

 

Em Nova Era o empresário disse ter sido muito bem recebido e teceu elogios à política da cidade com referência ao incentivo a instalação de novas empresas. De acordo com ele, bastou apenas uma conversa com o Chefe de Gabinete, Melquizedeque Galinari, para as portas se abrirem. “Fomos muito bem recebidos em Nova Era, o secretário entendeu o projeto de nossa empresa e não colocou nenhum obstáculo”.  Segundo o empresário, a Prefeitura cedeu um espaço no distrito industrial para instalar a empresa e as exigências do município foram normais e justas. “Eles exigem apenas um plano de negócios e estipulam um prazo para que a empresa se instale e comece a produzir, o que eu acho muito justo.”

Com referência as documentações, como licenciamento ambiental e outros, Elder disse que não encontrou nenhuma dificuldade em Nova Era e que os trâmites foram dentro do esperado, ao contrário de Itabira. Mesmo assim Elder ainda quer instalar uma outra unidade em Itabira e tem esperança de conseguir no município um terreno no distrito industrial. Ele quer produzir aqui o que é vendido na região. Sobre Nova Era ele disse que mesmo que consiga instalar uma unidade em Itabira, a fábrica de Nova Era irá continuar, pois ele não terá coragem de abandonar a cidade depois de ter sido tão bem recebido como foi e disse ainda que Nova Era também é uma cidade excelente para se investir e é viável ter negócios lá, até porque a prefeitura de Nova Era também tem interesse em desenvolver o distrito e isto é bom para todo mundo.

Elder ainda quer instalar uma outra unidade em Itabira (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)
Elder ainda quer instalar uma outra unidade em Itabira (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)

Questionado sobre os funcionários que ele tinha em Itabira, Elder disse que teve que dispensar alguns, mas indicou para outras empresas do mesmo ramo e outros foram transferidos para Nova Era onde hoje funciona a fábrica.

Perguntamos ao empresário o que ele espera do atual governo e ele disse que teve um rápido encontro com o vice-prefeito Reginaldo Calixto em um evento onde a sua empresa foi premiada, mas que vai procurá-lo. Reginaldo Calixto, além de ser o vice-prefeito, acumula também a pasta de Desenvolvimento Econômico e não tomou ainda nenhuma medida a favor desta classe que gera empregos e divisas para o município. Cabe a ele a adoção de novas políticas para o setor.

De acordo com dados estatísticos, quem mais emprega nos municípios são as pequenas e médias empresas e Itabira não pode continuar perdendo esses empreendedores. Resolver a situação destes empresários em Itabira, além de dever, é uma das promessas de campanha do prefeito Damon.

Comentários


  • 13-10-2014 19:07:00 Jose Antônio Gomes

    Então Dr. Damon vai continuar com esta múmia chamado Reginaldo Calixto que só pensa no seu marketing pessoal. A pasta dele não anda pra lado nenhum. Veja alguns exemplos de seu governo: SAAE, OBRAS, SAÚDE, ESPORTES E LAZER, todos trabalhando muito e a pasta desta múmia, parada. acorda Dr. só falta 2 anos.

  • 13-10-2014 17:05:00 Elias

    Este problema começou mesmo no governo João, todo mundo ouviu falar disto, mas o Damon não se elegeu prometendo mudança? E o vice-prefeito, vai continuar de braços cruzados? Esta pasta é dele como bem diz na matéria. Hoje só se responsabiliza o Damon e ele esta quietinho no seu canto é preciso que alguém mostre mesmo. Ele entrou como bom administrador e a sua pasta esta parada. O que de novo aconteceu na cidade para a geração de empregos, para o desenvolvimento do distrito? Agora esses empresários também ficam em cima do muro esperando que alguém faça por eles. Parabéns ao entrevistado que levantou essa questão.