Brasil define seis finalistas para representar o país no Oscar 2026
Filmes concorrem à indicação de Melhor Filme Internacional; escolha final será em 15 de setembro

Belo Horizonte - A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta segunda-feira (8) os seis filmes finalistas que disputarão a vaga de representante do Brasil ao Oscar 2026, na categoria de Melhor Filme Internacional. A reunião final para a escolha será realizada no dia 15 de setembro.
Os filmes finalistas são:
-
• Baby, de Marcelo Caetano
-
• Kasa Branca, de Luciano Vidigal
-
• Manas, de Marianna Brennand
-
• O Agente Secreto, de Kléber de Mendonça Filho
-
• O Último Azul, de Gabriel Mascaro
-
• Oeste Outra Vez, de Erico Rassi
A seleção do representante brasileiro não garante a indicação ao prêmio. Cada país apresenta um filme como candidato, e somente após uma seleção da Academia do Oscar é que os filmes escolhidos concorrerão à estatueta. A cerimônia de premiação está marcada para 15 de março de 2026.
Concorrência e premiações
O filme O Agente Secreto é uma das apostas fortes, após vencer os prêmios de Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes.
A disputa é acirrada: O Último Azul conquistou o Urso de Prata no Festival de Berlim; Oeste Outra Vez recebeu o Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado 2024; enquanto Baby, Manas e Kasa Branca acumularam premiações em festivais internacionais.
Em 2025, o Brasil conquistou seu primeiro Oscar com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na categoria de Melhor Filme Internacional, marcando um momento histórico para o cinema nacional.
Comentários