Fies 2025: MEC divulga resultado do 2º semestre; pré-selecionados devem complementar inscrição até sexta
Candidatos não aprovados seguem automaticamente para a lista de espera, com chamadas entre 5 de agosto e 19 de setembro

Brasília - O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (29) o resultado da chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2025, referente ao segundo semestre. A consulta está disponível no Portal Acesso Único (acessounico.mec.gov.br), mediante login com conta Gov.br.
A próxima etapa exige que os pré-selecionados complementem a inscrição entre quarta (30) e sexta-feira (1º de agosto). O procedimento é obrigatório para a contratação do financiamento.
Como funciona o Fies
O Fies concede financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A classificação dos candidatos é feita com base na nota obtida no Enem, obedecendo a critérios de tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência.
Após complementar a inscrição, o estudante deverá apresentar documentos para comprovação das informações declaradas, presencialmente ou de forma digital, em até cinco dias úteis. A verificação é feita pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior escolhida.
Vagas e perfil dos candidatos
Nesta edição, o Fies 2025 ofertou 74,5 mil vagas para o segundo semestre, parte das mais de 112 mil disponibilizadas no ano. Ao todo, foram 276.140 inscrições realizadas por 111.402 estudantes, sendo possível escolher até três opções de curso.
Metade das vagas é destinada ao Fies Social, voltado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025), devidamente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
Lista de espera
Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular participam automaticamente da lista de espera, que funcionará entre 5 de agosto e 19 de setembro. Os convocados terão três dias úteis para complementar a inscrição após a publicação de cada nova chamada.
As convocações serão feitas somente pelo Portal Acesso Único, por isso, os estudantes devem acompanhar o site regularmente.
Comentários