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INSS: Quase 474 mil segurados já contestaram descontos indevidos

Pedidos de devolução podem ser feitos pelo Meu INSS, site oficial ou telefone 135; valores serão ressarcidos em folha

Joédson Alves / ABR - 

Brasília - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu, somente no primeiro dia de funcionamento da nova plataforma, 480.660 solicitações relacionadas à contestação de descontos indevidos feitos por entidades associativas nas aposentadorias e pensões.

Do total, 473.940 segurados (98,6%) afirmaram não reconhecer os descontos, segundo informou nesta quarta-feira (14) o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Apenas 6.720 (1,4%) confirmaram o vínculo com alguma entidade.

Os dados referem-se a lançamentos feitos por 41 entidades associativas, todas com histórico de autorização para realizar descontos diretamente na folha de pagamento dos beneficiários.

Como contestar os descontos

Os pedidos de devolução devem ser feitos exclusivamente pelos canais oficiais:

  • Aplicativo Meu INSS

  • Site oficial do Meu INSS

  • Central telefônica 135

O presidente do INSS alertou para possíveis golpes e reforçou que o INSS não entra em contato com os segurados por telefone, mensagem ou e-mail. "Não informe dados, não clique em links e não assine nada enviado por terceiros", enfatizou.

Restituição e responsabilização

Segundo Waller, os valores devolvidos não irão diretamente para a conta do segurado, mas sim para o Tesouro Nacional, que providenciará o ressarcimento na folha de pagamento do beneficiário.

As entidades têm 15 dias úteis para comprovar documentalmente a autorização dos descontos. Caso não comprovem, deverão devolver os valores por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU).

O INSS reforça que não há prazo limite para fazer a contestação, e que todos os segurados terão seu caso analisado.

Prejuízo estimado e medidas judiciais

O INSS já conta com R$ 1 bilhão bloqueado em contas de entidades investigadas, fruto de operação recente contra fraudes. A Advocacia-Geral da União (AGU) também já solicitou o bloqueio de outros R$ 2,5 bilhões.

O total de valores contestados até agora ainda não foi divulgado, pois os processos estão em fase inicial de apuração.

Canais de atendimento

Entre os quase 481 mil requerimentos:

  • 450.426 (93,7%) foram feitos pelo Meu INSS

  • 30.234 via Central 135

A média de atendimentos aumentou 13% em relação aos dias anteriores. Embora não esteja prevista, por ora, a ampliação do atendimento presencial, o INSS monitora a demanda e poderá buscar parcerias com agências dos Correios ou da Caixa, se necessário.

Plataforma de verificação

O aplicativo Meu INSS também oferece o serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas", onde o segurado pode:

  • Verificar a entidade que fez o desconto

  • Conferir documentos enviados pela associação

  • Confirmar ou recusar a autenticidade da assinatura

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