Cidades

Racionamento de água em Itabira pode começar no próximo mês

Na ETA Gatos, foi instalado um gerador para bombeamento de emergência (Foto: Divulgação)
Na ETA Gatos, foi instalado um gerador para bombeamento de emergência (Foto: Divulgação)

O racionamento de água pode voltar a acontecer em Itabira. Caso o nível dos mananciais que abastecem a cidade continue reduzindo, a ação será adotada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) já no próximo mês. A situação sobre o abastecimento no município foi explicada durante entrevista coletiva concedida pelo diretor-presidente da autarquia, Jacir Primo, na tarde de quarta-feira (29).

O Saae tem realizado manobras na rede para atender os bairros onde há problemas, principalmente naqueles que são abastecidos pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. Nos bairros Santa Ruth, Gabiroba, Santa Tereza, Jardim dos Ipês, Colina da Praia, Amazonas, Juca Batista, entre outros, os registros de saída para distribuição de água são fechados às 8h30.

Quando os reservatórios que abastecem esses bairros conseguem carga - ou seja, estão cheios o suficiente para a água ser liberada, os registros são reabertos. “Estas manobras ainda não foram necessárias nos bairros atendidos pela ETA Gatos, mas poderão acontecer a qualquer momento, dependendo dos níveis de água nos reservatórios”, explicou Jacir Primo.

Ele enumerou outras medidas adotadas para minimizar o problema de abastecimento de água.

Na ETA Gatos, foi instalado um gerador para bombeamento de emergência. Além disso, o Saae implantou um sifão na lagoa da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) – campus Itabira para aumentar o volume de água no sistema Pureza, mas a medida se tornou insuficiente devido à redução do volume de água no local.

“Vamos alugar um gerador para bombeamento de emergência de água bruta no Rio de Peixe para o manancial da Pureza. Tão logo a ETA Rio de Peixe seja entregue, vamos deslocar este gerador e instalá-lo direto na nova estação para bombeamento de água tratada, uma vez que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) ainda não tem uma definição sobre a carga elétrica solicitada para funcionamento da nova ETA”, disse o diretor-presidente do Saae.

Jacir Primo também citou os problemas encontrados nos poços artesianos que reforçam o abastecimento da cidade. “Estamos com dois poços profundos na ETA Areão parados: juntos, produziam cerca de 39 litros por segundo (l/s). Um dos poços deu areia, a mineradora Vale tentou recuperá-lo, mas não obteve sucesso. Agora, o outro poço também começou a produzir areia e estamos tentando recuperá-lo com o apoio da Vale”, comentou.

O diretor-presidente do Saae acrescentou que dois poços da ETA Três Fontes, que produziam 23 l/s, também estão com funcionamento paralisado. O primeiro está com bomba queimada - um novo equipamento foi instalado pela autarquia na quarta-feira (29) - e o segundo teve o mecanismo danificado: vândalos destruíram o painel de comando, roubaram os cabos de cobre e jogaram o transformador de energia no chão.

“Com os poços profundos parados, a deficiência de abastecimento existente há anos e a redução de volume nos mananciais superficiais, estamos neste período com cerca de 157 l/s a menos que o necessário para abastecer a população com tranquilidade”, ressaltou. Diante dessas circunstâncias, o Saae solicita a compreensão e colaboração de toda a comunidade itabirana para que utilize a água com responsabilidade.

Comentários