Cidades

Tremor de terra na madrugada deste domingo em Itabira atinge 2.3 graus de magnitude

Epicentro foi registrado a 22Km do centro da cidade, tendo por base a praça Acrísio Alvarenga

Foi registrado no município de Itabira na madrugada deste domingo um tremor de terra que deixou os moradores assustados. O tremor foi motivo de discussão entre os habitantes da cidade durante todo o dia de ontem. Inicialmente acreditavam que tratava-se deimplosões na área da Vale. O Folha de Minas foi buscar informações precisas sobre o tremor de terra que foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (Unb).

De acordo com informações obtidas, o tremor de terra em Itabira aconteceu as 2h51 da manhã deste domingo (16) e teve como epicentro a região próxima do Rio Tanque, a 22Km do centro de Itabira, tendo por base a praça Acrísio Alvarenga. O tremor registrou 2.3° na escala, o que é considerada baixa. Mesmo assim foi sentido em toda a cidade.

A moradora do bairro Gabiroba, Maria de Fátima, disse que acordou com a sua casa, que tem três pavimentos, sacudindo. “Acordei na madrugada com a cama balançando e um barulho terrível. A casa sacudiu toda, fiquei apavorada”, disse.

 O último tremor registrado em Itabira foi no dia 7 de setembro as 11h28 da manhã, há exato 2 meses e 9 dias, com 3.2 graus de magnitude.

O que é um terremoto?

A camada mais superficial da Terra - a litosfera - divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas, que se movimentam lentamente, ocasionando um contínuo processo de esforço e deformação nas grandes massas de rocha. Quando o esforço é grande e supera o limite de resistência da rocha, esta se rompe - originando uma falha geológica - e acontece o terremoto. Parte da energia acumulada é então liberada sob a forma de ondas elásticas, que podem se propagar em todas as direções, fazendo o terreno vibrar intensamente. Esse processo é o causador da maioria dos terremotos. Normalmente, a ruptura das rochas só acontece em profundidade. Nos sismos menores é comum o terreno se deslocar somente alguns centímetros ao longo da falha geológica. Portanto, a ruptura da rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido.

A quase totalidade dos terremotos tem origem tectônica, isto é, estão associados a falhamentos geológicos. Entretanto, terremotos podem ser também ocasionados por atividades vulcânicas ou pela própria ação do homem que, neste caso, recebe a denominação de sismos induzidos.

Como exemplos significativos temos os sismos produzidos por explosões nucleares ou gerados pela criação de grandes reservatórios hidrelétricos.

Comentários