Saúde

População de Itabira reclama do atendimento no pronto-socorro e pede mais médicos nos postos

O pronto socorro-municipal de Itabira sempre foi alvo de críticas dos usuários. As reclamações do atendimento e das classificações de cores são muitas. Os que estão ali para serem atendidos não concordam com a classificação que determina se aquele paciente será atendido com urgência ou se aguarda na fila de espera.

Com o péssimo atendimento que se instalou nos PSF’s a saída dos usuários é recorrer ao pronto-socorro, o que provoca a superlotação da unidade. As reclamações da demora no atendimento são muitas. Do outro lado os funcionários também reclamam da superlotação. De acordo com eles, casos que deveriam ser atendidos nos PSF’s terminam esbarrando no pronto-socorro. Os que estão na fila de espera para serem atendidos reclamam que faltam médicos nos PSF’s, o que os obrigam a procurar o pronto-socorro. De acordo com os usuários dos PSF’s, muitos estão recorrendo às cidades vizinhas para serem atendidos.

A demanda crescente na área da saúde e a falta de investimento no setor é um dos problemas que precisam ser enfrentados pelo prefeito Damon de Sena e uma das saídas emergenciais é a contratação de mais profissionais para amenizar a situação, que hoje é precária e esta funcionando ao inverso. Antes os pacientes das cidades vizinhas vinham para Itabira em busca de tratamentos e eram bem atendidos. Hoje há pessoas saindo de Itabira para consultar em cidades pequenas, como Santa Maria, Ferros, Passabém, São Gonçalo e outras.

A dona de casa Maria Ferreira Santos, moradora do bairro Gabiroba, disse que para fazer o tratamento que precisava teve que ir para Betim, cidade metropolitana de Belo Horizonte onde tem parentes. Segundo ela a luta para conseguir tratamento aqui em Itabira vinha se arrastando desde março do ano passado, era um empurra-empurra e sua situação só se agravando. “Eu estava há mais de um ano pelejando nos postos médicos, desde março, e este ano pedi ajuda aos meus parentes que moram em Betim. Um outro irmão meu que também mora aqui já estava fazendo tratamento lá e é muito bom.”, disse.

A prefeitura de Itabira vem enfrentando problemas com a contratação médica há anos, mas o que não se sabe é porquê o prefeito Damon não inscreveu o município no programa Mais Médicos criado pelo Governo Federal no ano passado. O programa Mais Médicos já atendeu 100% dos municípios que se interessaram no serviço destes profissionais e de acordo com o Ministério da Saúde, os médicos do programa têm sido muito bem aceitos pela população onde trabalham.

Comentários