Cultura e Entretenimento

ITABIRA: Confira a agenda de eventos online da FCCDA em julho

Estreia em julho a agenda cultural online da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A programação é resultado do edital de credenciamento de artistas para a contratação de conteúdo digital — esse mecanismo visa garantir tanto o acesso da população a conteúdos artístico quanto apoiar os profissionais do setor durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Nesta primeira agenda online, a programação contará com oficinas para todas as idades, além de apresentações musicais. Todo o conteúdo, gravado previamente, será disponibilizado no canal da FCCDA no YouTube.

No domingo, 5 de julho, a partir das 15h, será disponibilizada a oficina “Rabisco Criativo”, com o artesão Igor Evangelista. Na videoaula será ensinado artesanato decorativo para lápis e canetas, além de estimular a criatividade em cada participante. Não é necessário fazer inscrição, já que o conteúdo estará disponível na web.

No sábado, às 15h, é a vez da oficina “aFÉtos”, também ministrada por Igor Evangelista. A videoaula tem como objetivo ensinar como utilizar materiais encontrados em qualquer casa, como um CD antigo ou restos de pregadores de varal, para criar objetos decorativos. Para isso, será trabalhado pintura, transformação e criatividade. Não é necessário fazer inscrição, já que o conteúdo estará disponível na web.

Mais tarde, às 16h30, estará disponível o show com Pedro Augusto & banda, que apresenta um mix que reúne músicas de estilos como MPB, pop, rock, reggae, xote, forró, sertanejo, axé, samba, dentre outros.

As apresentações musicais continuam no sábado, 18, às 19h, quando o paulista Edvaldo Braga realiza a primeira live da FCCDA. Na ocasião, o músico apresentará o show “Estrada.65 Solo”, que passeia pelos seus nove discos solos, onde apresenta incursões pelo blues, jazz e músicas cubanas e jamaicanas. Esta apresentação será exibida exclusivamente na página da FCCDA no Facebook.

Matheus Macávima abre o último final de semana de julho na sexta-feira, 24, às 19h. O itabirano apresentará um repertório autoral, além de algumas interpretações de compositores brasileiros da MPB. Já no sábado, 25, às 19h, é a vez da banda Cinco Tons, que tem como foco musical letras que retratam o cotidiano brasileiro e pautas que estão em destaque.

Encerrando a agenda cultural online de julho, na sexta-feira, 31, às 19h, Carlos Cabeça e Jessé Abimael apresentam o show “Filhos da Serra”. Gravada na comunidade da Serra dos Alves, a apresentação trará um formato voz, violão e violino.

Credenciamento de artistas
O edital de credenciamento de artistas para a contratação de conteúdo digital segue aberto até novembro deste ano. Os interessados podem acessar o documento e preencher o formulário de inscrição pelo site da FCCDA.

Após credenciados, as propostas são avaliadas por uma comissão e, caso habilitadas, estarão disponíveis para compor as agendas culturais mensais da FCCDA durante 2020.

 

Comentários