Saúde

Fundação São Francisco Xavier completa 50 anos

Instituição celebra meio século de atividades em solenidade no Clube Morro do Pilar

Fundada para ser a administradora das unidades de educação e saúde que foram, inicialmente, criadas para atender aos empregados da Usiminas e seus familiares, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) nasceu para ser uma agente de transformação social. Com o passar dos anos, a Instituição ampliou sua área de atuação, expandindo seus negócios em âmbito nacional com o objetivo de inovar e crescer. 

Solenidade marca os 50 anos de história da Fundação São Francisco Xavier. (Crédito: Elvira Nascimento)

Desde a sua inauguração, em 22 de dezembro de 1969, a Fundação é responsável por gerir o Hospital Márcio Cunha (HMC) que é referência em alta complexidade para uma população de 1,6 milhão de habitantes de 88 municípios das regiões Leste e Nordeste de Minas Gerais. Além do HMC I e II, atualmente, a FSFX administra mais duas unidades hospitalares, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) em Itabira e o Hospital de Cubatão (HC), na cidade de mesmo nome, em São Paulo.

A Fundação também conta com duas unidades de Oncologia, uma pediátrica e uma adulto, que prestam atendimento de alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e de planos conveniados. “Cada vez mais, a Instituição tem conseguido proporcionar um atendimento de excelência a uma quantidade maior de municípios. Chegar aos 50 anos sendo referência para tantas pessoas é um orgulho e uma responsabilidade muito grande. Esperamos continuar contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes e comunidade”, afirma Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira, diretor-presidente da FSFX.

Além da saúde, desde a sua criação, a Instituição administra um tradicional centro educacional no Vale do Aço, o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), a unidade mais antiga da FSFX. Com atuação que contempla desde a Educação Infantil, passando pelos ensinos Fundamental, Médio e Técnico, até os cursos de Pós-graduação. No último mês, mais um passo importante foi dado pela Fundação, com a implantação da Faculdade São Francisco Xavier. A faculdade inicialmente oferecerá o curso de Enfermagem, com turmas nos períodos matutino e noturno. A primeira turma já deve iniciar os estudos no próximo semestre.

Dr Salomão Maciel Dias Ferreira, diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier e Sergio Leite de Andrade, presidente da Usiminas, junto a jornalista Carla Vilhena e representantes da FSFX durante solenidade do cinquentenário da FSFX.(Crédito: Elvira Nascimento)

Incorporadas à FSFX nas duas últimas décadas, o Centro de Odontologia Integrada (COI) e a Vita – Soluções em Saúde Ocupacional, Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente também representam importantes investimento feitos pela FSFX. “A Fundação possui várias unidades de negócios em segmentos distintos, mas que são essenciais para as comunidades ao redor. A Usiminas acompanha de perto o seu crescimento e o objetivo é investir para que a Instituição mantenha-se em constante evolução, alçando voos ainda mais longos, mas sem esquecer em nenhum momento da essência herdada da sua instituidora, que é contribuir sempre para o desenvolvimento social e a qualidade de vida das comunidades”, ressalta Sergio Leite de Andrade, presidente da Usiminas.

Futuro 
Preparada para os próximos anos, a Fundação São Francisco Xavier espera que, a parceria com a Usiminas seja fortalecida por meio de ações que proporcionem ainda mais avanço e excelência a todos que utilizam os serviços da Instituição. “Não nascemos grandes, crescemos em parceria com a Usiminas. Seguiremos buscando a melhoria contínua, a troca de experiências, o fortalecimento da sinergia e a reciprocidade no aprendizado entre as duas instituições. Que venham novos desafios e, nos próximos 50 anos daremos continuidade a nossa história e a tudo que fazemos em benefício do nosso próximo”, conclui Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira.

Comentários