Esportes

Só um milagre pode salvar o Cruzeiro do rebaixamento

Raposa precisa vencer o Palmeiras e ainda torcer por um tropeço do Ceará

O Cruzeiro entra em campo nesse domingo, às 16h (de Brasília), no Mineirão, onde enfrenta o Palmeiras em partida válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro. No primeiro turno quem se deu melhor foi o Palmeiras que venceu por 1 a 0 com gol de Bruno Henrique.

A situação do clube celeste é crítica no campeonato. Com apenas 36 pontos, o clube pode chegar no máximo a 39, e na história dos pontos corridos, desde que passou a ser disputado por 20 equipes, em 2006, nunca uma equipe conseguiu escapar do rebaixamento com 39 pontos.

E para complicar ainda mais a situação da Raposa, não basta somente a vitória sobre o Palmeiras. É preciso ainda torcer por uma derrota do Ceará diante do Botafogo, já que um simples empate nessa partida rebaixa o Cruzeiro. 

cruzeiro e palmeiras
Foto: Marcello Zambrana/Cruzeiro/LightPress

Caso consiga a façanha de se livrar do rebaixamento nessas condições, o clube mineiro vai entrar para a história da competição já que, até hoje, todas as equipes que terminaram o Brasileiro com 39 pontos, não escaparam do rebaixamento e tiveram que disputar a Série B no ano seguinte.

Por duas vezes a Ponte Preta se viu na mesma situação dos mineiros. Em 2006, o time somou 39 pontos e terminou em 17º lugar. Há dois anos, novamente a Macaca fez a mesma pontuação, e terminou em 19º lugar. O Ceará, que esse ano disputa a permanência com o Cruzeiro, também já esteve na mesma situação em 2011, quando somou 39 pontos e acabou rebaixado na 18ª posição.

Fato curioso é que naquele ano o Cruzeiro também lutava contra o rebaixamento e conseguiu escapar na última rodada, naquela histórica goleada sobre o rival Atlético-MG por 6 a 1, em Sete Lagoas. Desde então o clube celeste nunca mais havia passado por situação tão crítica no Brasileiro, aliás, o time foi bicampeão em 2013 e 2014.

Analisando as últimas atuações do Cruzeiro na competição, não seria exagero dizer que só um milagre para salvar o time do inédito rebaixamento. Já são oito partidas sem vitória! Dos 24 pontos disputados, o clube conquistou apenas quatro. Mesmo assim, jogadores e torcedores ainda não jogaram a toalha e acreditam que o time vai conseguir escapar da degola e se manter na elite do futebol no próximo ano.

O Cruzeiro é um dos poucos clubes brasileiros que nunca caiu de divisão, ao lado de Flamengo, Santos e São Paulo. E nessa pequena lista, Cruzeiro e o Flamengo são os únicos que participaram de todas as edições da elite nacional.

Comentários