Esportes

Jogos de Inverno estão ameaçados pelo aquecimento global

Jogos de Inverno Comitê Olímpico Brasileiro
Divulgação/Comitê Olímpico Brasileiro

As mudanças climáticas podem alterar a situação geográfica dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, segundo pesquisadores da América do Norte.

Uma equipe de pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos observou 21 cidades que sediaram ou sediarão a Olimpíada de Inverno entre os anos de 1924 e 2022 para calcular como elas vão ser impactadas pelo aquecimento global.

De acordo com os pesquisadores, os cálculos foram baseados no cenário hipotético, que se passa no final deste século, em que a temperatura média global sobe quatro graus centígrados acima do período pré-industrial.

No estudo os pesquisadores disseram ter checado se a temperatura durante o dia cairia para menos de zero e se a neve com mais de 30 centímetros seria capaz de se sustentar.

Como resultado, seis cidades, incluindo Vancouver, no Canadá, e Sochi, na Rússia, se tornariam impróprias para sediar os Jogos de Inverno por volta de 2050. Neste cenário, somente 12 cidades foram consideradas como tendo clima propício para realização dos jogos.

Comentários