Política

Auditoria em Governo fica apenas na promessa

Durante campanha Damon promete fazer auditoria no governo João Izael e depois de eleito diz que fiscalização é obrigação do Ministério Público

ITABIRA/MG  -  O prefeito Damon Lázaro de Sena pregou pelos quatro cantos de Itabira, durante a campanha eleitoral, que a sua primeira ação como prefeito seria contratar uma empresa para fazer uma minuciosa auditoria dos oito anos do governo João à frente da prefeitura e denunciar ao Ministério Público tudo que houvesse de errado. Esta é uma promessa feita ao itabirano que Damon nunca poderá negar.

Ele sempre acusou o governo João Izael e o governo Ronaldo Magalhães de corruptos e se posicionou como defensor dos bens públicos e guardião da honestidade.

Depois de dizer que em seu governo não haveria compadrio, uma das suas primeiras nomeações foi justamente de seu compadre Jadirão, que tem como única "qualidade" para ocupar o cargo de secretário o fato de ser compadre de Damon. (Arquivo)
Depois de dizer que em seu governo não haveria compadrio, uma das suas primeiras nomeações foi justamente de seu compadre Jadirão, que tem como única "qualidade" para ocupar o cargo de secretário o fato de ser compadre de Damon. (Arquivo)

Depois de eleito, o discurso de Damon mudou repentinamente. Damon passou a dizer que tinha sido eleito para administrar a cidade e que fiscalizar e denunciar corrupção em governos era dever do Ministério Público, discurso que começou a causar estranheza entre os que o apoiaram.

A auditoria que Damon prometeu é esperada até hoje pela população, que quer saber se havia mesmo irregularidades no governo João ou se as denúncias de Damon eram fantasiosas, com o objetivo apenas de conquistar votos.

Se Damon tinha realmente conhecimento de corrupção no governo João, conforme denunciava, está prestando um desserviço à sociedade ao silenciar depois de eleito.

Uma auditoria, conforme Damon prometeu, fecharia de vez as portas da corrupção, pois depois de descoberto os caminhos usados para desviar o dinheiro público e divulgado amplamente o "modus operandi", ninguém mais poderia passar por ele pois a população estaria atenta e qualquer desvio de conduta dentro do governo seria facilmente percebido pela sociedade.

Outra promessa do Dr. Damon feita ao itabirano durante a campanha é que em seu governo não haveria paternalismo, que os critérios para a montagem do governo seriam técnicos. Damon sempre se posicionou contra a contratação de parentes para ocupar cargos na prefeitura. Teceu duras críticas ao governo João Izael e o acusou de nepotismo quando a sua esposa, Tereza Coelho, ocupou um cargo em uma secretaria, onde ficou por pouco tempo, exonerada logo depois certamente para evitar críticas de Damon e seu grupo. Damon garantiu ainda que em seu governo não haveria compadrio. "Infelizmente aqui em Itabira, não só o modo de fazer política continua o mesmo, mas as tentativas de enganar o povo também continuam as mesmas. Mas nós, que queremos colocar Itabira no Rumo Certo, não vamos entrar nesse jogo sujo. Porque o nosso projeto é de mudança, e a mudança começa com uma nova postura. Uma postura ética, íntegra e transparente. Em nosso governo, vamos trazer uma nova forma de administrar com base na participação e nas decisões coletivas. Um governo transparente com decisões rápidas e eficientes. Sem demagogias e sem compadrios.", prometeu Damon. (Veja o vídeo abaixo)

O governo sem compadrio a que Damon se referia é exatamente a contratação de parentes e compadres. De acordo com o dicionário, compadrio refere-se as "relações amistosas entre compadres; compadrado (em muitas partes do Brasil o compadrio é laço mais forte que o do sangue). Familiaridade, intimidade. Favoritismo. Proteção injusta ou ilícita. Favorecimento."

Damon age comprovadamente ao contrário de tudo que prometeu à sociedade itabirana. Depois de dizer que em seu governo não haveria compadrio, uma das suas primeiras nomeações foi justamente de seu compadre Jadirão, que tem como única "qualidade" para ocupar o cargo de secretário o fato de ser compadre de Damon. Este senhor não tem nenhuma formação, quesito para ocupar uma vaga em um governo técnico, conforme Damon prometeu. Jadirão por sua vez, contratou a sua sobrinha para secretária de Ação Social e ainda buscou outro sobrinho em Brasília que foi apresentado para os itabiranos como engenheiro e depois foi descoberto que tinha apenas o ensino médio, sendo algum tempo depois exonerado, pois não havia mais como sustentar a mentira contada aos itabiranos. Damon ainda contratou a sua esposa como secretária adjunta na secretaria de saúde, além de outros parentes. Então esta provado o compadrio no governo que Damon jurou não praticar.

Hoje a preocupação de seu governo já é com a reeleição. Mesmo não confessando, todos sabem que Damon tem como candidato a deputado o empresário Tião da Antena, que inicialmente disputaria a vaga para a Assembléia Legislativa. Mas a informação é que Damon articula a mudança de postulação do Tião da Antena para federal, com a justificativa de que não quer atrapalhar o ex-prefeito João Izael, que também é candidato a deputado estadual.  Na visão de Damon, o único que pode disputar a prefeitura com ele em 2016 é João Izael e ele quer que ele vença deixando o caminho limpo para a sua reeleição.

Comentários


  • 20-06-2014 12:43:00 Sonia

    Aline, não são só vocês da Conceição os esquecidos. Aqui no Gabiroba estamos jogados as traças. Ele nos enxeu de promessas durante a campanha e não atende nem o presidente que elegemos para nos representar. Vocês estao decepcionados e nós aqui estamos indignados

  • 20-06-2014 11:49:00 João Cassimiro

    Prefeito damon, filho prodigo de Itabira, sem noção,e analfabeto funcional.esse é o cara que nos elegemos.

  • 20-06-2014 11:25:00 Aline Morais

    Eu,moradora e eleitora do bairro CONCEIÇÂO,votei e acreditei,nas propostas e promessas do PREFEITO.Cadê a mudança e renovação que tanto foi falado em sua campanha,não voltou aqui nem para agradecer os votos.O bairro continua do mesmo jeito,mais uma vez,fomos enganados,que tristeza,que decepção!!! decepção o bairroa

  • 19-06-2014 10:24:00 Margareth

    Que vergonha Damon mais uma vez fiquei decepcionada queria que tudo isso fosse mentira

  • 18-06-2014 18:58:00 José Antônio

    Damon, que pena que você confundiu TRANSPARENTE com TRAS PARENTE. Quando você disse que ia trazer uma nova forma de administrar com participação popular achei que podia confiar mas no fim das contas você está fazendo um governo com participação familiar. Enquanto vocês dão rizadas, o povo chora. Longo choro ate 2016...