Esportes

Cota maior para o Fla cria divergência entre clubes da Primeira Liga

Flu diz que vai lutar por valores iguais para todos, e Kalil afirma que Rubro-Negro receberia cifra maior. Mário Petraglia dividirá presidência da Liga com Gilvan Tavares

Alexandre Kalil, CEO da Primeira Liga: "Vocês conhecem alguma liga que divide (cotas) igual?" (Foto: Daniel Mundim)
Alexandre Kalil, CEO da Primeira Liga: "Vocês conhecem alguma liga que divide (cotas) igual?" (Foto: Daniel Mundim)

Reunião realizada nesta quinta-feira, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, escancarou pontos de divergência entre dirigentes dos clubes que participarão da Primeira Liga. Um ponto central está nas cotas de televisionamento. O comando do grupo aceita que o Flamengo, por ter mais apelo popular, receba valores maiores - informação confirmada por Alexandre Kali, diretor executivo da Liga. Mas nem todos os clubes estão de acordo. É o caso do Fluminense.

- O Fluminense vai lutar para ter uma divisão de cotas igual - disse o presidente do clube tricolor, Peter Siemsen.

O Flamengo esteve representado no almoço por seu mandatário, Eduardo Bandeira de Mello, mas ele não ficou para a reunião - por isso, não quis falar com a imprensa ao deixar o local. Kalil botou panos quentes na discussão. Segundo ele, a Liga estuda alternativas ideais para a divisão do bolo, e a Premier League, da Inglaterra, é inspiração. No Campeonato Inglês, a maior parte do bolo é dividido igualmente. O restante é repassado de duas maneiras: de acordo com a posição do clube na tabela e com base em quantas partidas da equipe foram transmitidas. Apesar do modelo, o ex-presidente do Atlético-MG não deixou dúvidas de que o Rubro-Negro receberia uma maior fatia.

– Mas é claro que vai. Vocês conhecem alguma liga que divide igual? Toda liga tem clube que recebe mais. E provavelmente o Flamengo vai receber mais. Estamos copiando e ajustando alguns modelos que nos agradam. Mas o Fluminense vai receber mais, o Grêmio, o Inter. Não adianta todo mundo se achar o maior. Tem que usar o bom senso e não fazer nenhuma exceção – comentou o CEO da Primeira Liga.

No encontro, também ficou encaminhado que Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético-PR, também comandará a Liga, dividindo a presidência com Gilvan de Pinho Tavares, mandatário do Cruzeiro. O Fluminense mais uma vez não se mostrou totalmente convencido da ideia

– Sobre qualquer outro assunto que não seja o que comentei, o Fluminense ainda está avaliando o que foi discutido e se entender que deve, vai se posicionar – disse Siemsen.

Petraglia não quis polemizar. Ele se mostrou compreensivo com a falta de consenso. E disse que a Liga trabalhará para ter a maior concordância possível.

- Nenhuma decisão no mundo tem unanimidade. Estamos aqui pelo bem da Liga, pelo bem dos clubes, e o objetivo final é um resultado bom para os clubes, mais receita, e sempre vamos tentar entrar em consenso, mas nunca haverá unanimidade - afirmou.

Segundo o presidente do Atlético-PR, não haverá divisão de funções com Gilvan de Pinho Tavares. Ambos serão considerados mandatários do grupo.

– A presidência não se divide. Há trabalho em conjunto em favor da liga. É um produto novo. Se caminharmos de forma ortodoxa, chegaremos a lugar nenhum. Estamos preocupados com o resultado – opinou.

Póximos passos da liga

Na última reunião do grupo, em Porto Alegre, o regulamento da competição para 2016 foi aprovado. Foi divulgado um site em que constam o regulamento e a divisão de grupos, mas sem citar quais os clubes. Conforme determina o Estatuto do Torcedor, qualquer competição profissional deve fornecer tais informações 60 dias antes do começo do torneio.

 

A Primeira Liga possui 15 clubes – todos representados na reunião desta sexta –, mas a primeira edição do campeonato contará com 12 participantes. Joinville e Paraná estão fora do embate, enquanto Avaí, Criciúma e Chapecoense lutam pela última vaga decidida pelo ranking da CBF de 2015. 

As equipes serão divididas em três grupos de quatro clubes cada. Os três melhores de cada chave e o melhor segundo colocado avançam para a semifinal, que será disputada em jogo único, assim como a decisão, marcada para o dia 30 de março. Ao contrário do que se cogitou nas últimas reuniões, o clássico Gre-Nal, realizado na primeira fase, só deve valer pontos para a Liga. Antes, havia a ideia de que ele também contasse para a tabela do Campeonato Gaúcho.   

O ex-ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal, Sepúlveda Pertence, de 78 anos, será o ouvidor. Alexandre Kalil reforçou que a Primeira Liga tem um acordo com o STJD, que será o responsável pelo processamento das infrações disciplinares da competição. O diretor-executivo também assegurou que a Associação Nacional de Árbitros (Anaf) fornecerá os árbitros para o torneio. Ainda não há data para o próximo encontro entre os clubes.

> Confira as chaves da Liga Primeira:
Grupo 1: Cruzeiro, Fluminense, Avaí/Chapecoense/Criciúma, América-MG
Grupo 2: Grêmio, Internacional, Atlético-PR, Avaí/Chapecoense/Criciúma
Grupo 3: Atlético-MG, Flamengo, Figueirense e Coritiba

Comentários