Política

Damon derruba chapa encabeçada por Ilton Magalhães e elege Rodrigo Diguerê

A Câmara Municipal de Itabira elegeu na manhã de hoje (25) a mesa diretora para o próximo ano. A disputa foi uma das mais acirradas na história do legislativo e teve como vencedora a chapa apoiada pelo prefeito Damon de Sena (PV) e encabeçada pelo vereador Rodrigo Alexandre de Assis Silva “Diguerê” (PV), atual líder do governo, que foi composta por Sueliton Cordeiro de Sousa (PROS), vice-presidente; Toninho da Pedreira(PROS), primeiro secretário eJorge Chibanca (PPS), segundo secretário. A chapa de Ilton Magalhães (PR), que até a noite de ontem tinha 10 votos garantidos, foi derrotada com 8 votos contra 9 que elegeram Rodrigo Diguerê.

Rodrigo Diguerê assume novamente a presidência da Câmara no próximo ano. (Foto: Ageu Ebert)
Rodrigo Diguerê assume novamente a presidência da Câmara no próximo ano. (Foto: Ageu Ebert)

A eleição foi decidida com o voto minerva dado por Sueliton que até ontem a noite votava com Ilton Magalhães, mas depois de um acordo com o governo terminou compondo como vice a chapa governista. Com isso Damon concluiu o seu projeto para a Câmara, que era fazer a presidência durante os quatro anos.

O prefeito Damon tão logo venceu as eleições trabalhou para que o mandato do presidente, que era de um ano, passasse para dois. Em uma reunião ainda no comitê de campanha, Damon discutiu esse assunto com os presidentes de partido que compunham sua base e foi aconselhado por um deles a não trabalhar para alterar o mandato do presidente da Câmara para dois anos. Na ocasião o presidente argumentou com o prefeito que o mandato de um ano contemplaria mais vereadores da base, mas Damon foi enfático e disse que não queria mexer com eleição todo ano e que com um mandato de dois anos ele teria mais facilidade para manter na presidência vereadores de sua confiança.

Depois de conseguir alterar o mandato do presidente da Casa para dois anos, Damon elegeu o seu principal aliado, Rodrigo de Assis “Diguerê” para o biênio 2013/2014. Na reta final do mandato de Diguerê, Damon articulou mais uma vez para voltar o mandato do presidente para um ano, já com a intenção de ter Diguerê novamente na presidência da Câmara no último ano de seu governo, ano eleitoral. Para o terceiro ano Damon trabalhou também a eleição de Solimar José da Silva (SD), atual presidente, que embora eleito no bloco de oposição era considerado por Damon como um amigo e grande aliado. Agora Damon conseguiu completar o seu projeto retornando Rodrigo Diguerê para a presidência. Assim seu partido – PV – fica no comando da Casa por três, dos quatro anos.

A preocupação do Governo em fazer a mesa diretora do próximo ano é porque Damon acredita que com Diguerê na presidência, a sua reeleição fica mais fácil.

INGRATIDÃO

Ilton Magalhães chorou ao ter sua indicação vetada por Damon. (Divulgação)
Ilton Magalhães chorou ao ter sua indicação vetada por Damon. (Divulgação)

Com o apoio do governo à chapa de Diguerê, Damon terminou por derrotar um de seus principais aliados na Câmara, Ilton Magalhães, que embora tenha sido eleito no grupo de oposição, base do ex-prefeito João Izael, já assumiu o mandato em 2013 compondo a base de apoio de Damon. Ilton Magalhães sempre se mostrou fiel ao prefeito e votou favorável a todos os seus projetos na Câmara, inclusive contra a abertura de investigação do prefeito Damon, o chamado processo de impeachment. Mesmo assim, Damon nunca se mostrou simpático ao vereador. Na reunião do dia 16 de setembro de 2014 Damon vetou uma indicação de Ilton Magalhães que dava o nome Robson Rosário (Bimba) a estrada do Candidópolis. Antes nunca havia sido registrado na Câmara o veto de um prefeito a esse tipo de homenagem feita por vereadores.

Mesmo depois dessa deselegância de Damon, que fez Ilton chorar no plenário quando apelou a seus colegas para derrubar o veto, o vereador continuou votando com o prefeito. Agora Damon deixa claro outra vez que não considera Ilton Magalhães um aliado de confiança, mesmo sabendo que pôde contar com o voto do vereador desde que chegou a prefeitura. Após a derrota, Ilton Magalhães fez um discurso de conciliação e disse que não estava magoado, mesmo sabendo que Damon se esforçou durante toda a noite para mudar o voto do vereador Sueliton, que até o último encontro com Ilton, ontem a tarde, garantia a ele o seu voto.

Votaram com o candidato de Damon, Rodrigo Diguerê: Toninho da Pedreira (Pros), Jorge Chibanca (PPS), José Mauro (PV), Lúcio Mauro (PSC), Pacelli (PMN), Rodrigo Diguerê (PV), Ronaldo Capoeira (PV), Solimar Silva (SD) e Sueliton (Pros).

Com Ilton Magalhães votaram: Bernardo Mucida (PSB), Geraldo Torrinha (PDT), Ilton Magalhães (PR), Palhaço Batatinha (PSDB), Marcela Cristina (PR), Tãozinho Leite (PP), Paulo Soares (PSB) e Allain (PDT).

Comentários


  • 02-12-2015 21:58:00 lelo

    meu amigo geraldinho vc não comentou ainda sobre a matéria do turrinha

  • 27-11-2015 13:46:00 Jéssica Soares

    Esse vereador Ilton Magalhães realmente não acrescenta nada pra cidade, foi corrompido pelo atual governo e ganhou uma banana verde depois. Não merece votos por que até então está apoiando esse governo corrupto do PV.

  • 25-11-2015 22:21:00 LELO

    TURRINHA E MUCIDA AGORA PODERÃO APROVAR A CPI....ILTON E MARCELA?

  • 25-11-2015 16:03:00 Tainara Silva

    A submissão do Ilton Magalhães ao governo chega a da dó, é igual esses cachorrinhos de estimação que apanham do seu dono e na mesma hora, com um estalar de dedo, volta abanando o rabinho, sinal de que não ficou nenhuma mágoa

  • 25-11-2015 14:28:00 Bruno Gomes

    Esse ai sempre esteve apoiando o governo! Perdeu nada tudo acordo. Esse vereador é um dos piores da câmara, um come quieto que não faz nada pra cidade!