Educação

PlugMinas abre seleção de cursos gratuitos em Empreendedorismo, Informática, Moda e Design

São quase 600 vagas para cursos técnicos e de curta duração. As inscrições variam de acordo com o curso escolhido

Está aberto o Processo Seletivo PlugMinas 2016. Neste primeiro momento, são quase 600 vagas para cursos técnicos e de curta duração. Até 23 de novembro, estão abertas as inscrições para o Núcleo Empreendedorismo Juvenil (NEJ), que oferece formação técnica em Administração, com ênfase em gestão de negócios.

Quem quer atuar no campo da Moda e do Design, tem até o dia 13 de março para se candidatar a um dos cursos oferecidos pelo Núcleo de Criação e Design (NCD). Estão sendo oferecidas formações em produção de moda, figurinista, organizador de eventos, modelista, dentre outras.

Interessados podem se inscrever no site www.plugminas.mg.gov.br, por meio da ficha de inscrição que está disponível para download na notícia que trata sobre o Processo Seletivo. Nessa mesma notícia, o jovem tem a possibilidade de acessar os editais do processo que oferecem todas as explicações sobre a seleção.

O Processo Seletivo PlugMinas é dividido em etapas e segue um cronograma que leva em conta o que cada Núcleo precisa analisar para escolher seus estudantes. Os candidatos devem possuir requisitos específicos de idade, escolaridade, renda, etc.

Novo Curso

Este ano, o PlugMinas está lançando uma nova formação para os estudantes que buscam por oportunidades dentro da área de Informática. No curso técnico em Informática, oferecido pelo Núcleo Laboratório de Culturas do Mundo (LCM), o aluno vai aprender a desenvolver programas para computadores, utilizando ambientes de criação de sistemas operacionais e bancos de dados.  As inscrições vão até o dia 29 de novembro. Para participar, o estudante deve estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio.

Regulamento do PlugMinas

Para estudar no PlugMinas – Centro de Formação e Experimentação Digital, o jovem precisa ter entre 14 e 24 anos, estudar ou ter se formado em uma escola da rede pública de Minas Gerais e residir em BH ou em uma das cidades da Região Metropolitana. O projeto oferece cursos gratuitos nas áreas de empreendedorismo,  informática, arte, design, moda, eventos, audiovisual e idiomas. Os matriculados recebem alimentação, uniforme, material didático e vale-transporte, se necessário. Sobre o PlugMinas

Os núcleos do PlugMinas oferecem cursos técnicos e de capacitação nos eixos da arte/tecnologia, empreendedorismo/negócios, idiomas/culturas, artes/linguagem e design/moda em um ambiente favorável à experimentação, ao diálogo e à inovação. Pioneiro na articulação entre Estado, iniciativa privada e terceiro setor, o PlugMinas e seus mantenedores, idealizadores e correalizadores unem esforços para que jovens alcancem o pleno direito à educação e à participação social. Fazem parte da construção dessa história os parceiros: Servas, Oi, Oi Futuro, ONG Associação Imagem Comunitária (AIC), Sebrae-MG, Escola de Formação Gerencial do Sebrae, Senac, Embaixada dos EUA, Instituto Cultural Sérgio Magnani e o Governo do Estado de Minas Gerais.

Cursos

Curso: Técnico em Administração, com ênfase em gestão de negócios e empreendedorismo. (Inscrições 26/10 a 23/11/2015)

Pré-requisitos: Cursas o 3º ano do Ensino Médio em 2016, ou tê-lo concluído; gostar de matemática e português; gostar de ler; ter espírito empreendedor; gostar do trabalho em equipe.

Número de vagas: 330 (150 para a manhã, das 7h30 ao meio-dia / 180 para a tarde, das 13h20 às 17h50)

Duração: 1 ano

Carga horária: 1000h

PlugMinas / 31 3484 1015 / Rua Santo Agostinho, 1.441. Horto. Belo Horizonte / Minas Gerais — 31035–480 /

plugminas.mg.gov.br

2ª etapa: Prova de conhecimentos (conteúdo e ensino fundamental e médio) – 28/11/2015

3ª etapa: Dinâmica – 02 a 04/12/2015

Início das aulas: 02/02/2016

Curso: Técnico em Informática (Inscrições até 29 de novembro)

Pré-requisito: Estar regularmente matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio

Número de vagas: 90, sendo 60 para o turno da tarde e 30 para o turno da noite

Duração: 18 meses

Carga horária: 1200h/aula + 300h/estágio

Aulas: de segunda a sexta-feira

Horários: Turno da tarde – das 13h às 17h30 / Turno da noite – das 17h40 às 22h

Início das aulas: 21/12/2015. Haverá recesso entre os dias 23/12/2015 e 02/02/2016

Cursos: Desenhista de Moda, Desenhista de Produtos Gráficos Web, Organizador de Eventos, Figurinista, Técnico em Produção de Moda (Inscrições até 15 de fevereiro de 2016)

- Modelista, Costureiro e Maquiador (Inscrições até 13 de março de 2016)

Número de vagas: 175 no total

Duração e carga horária: variam para cada curso (informações no edital)

2ª etapa: Preenchimento das vagas por ordem de chegada do candidato pré-selecionado (etapa de inscrições) ao Núcleo nos dias de matrícula divulgados no edital e mediante a apresentação de documentação válida (listada no edital).

Início das aulas: março e abril de 2016

O PlugMinas está localizado na rua Santo Agostinho, 1441, bairro Horto. Informações: 3484-1015.

Comentários