Esportes

Galo e Timão precisam inverter papéis do turno para título ficar em Minas

Nos nove jogos finais, Atlético-MG precisa somar cinco pontos a mais que o Corinthians para ser campeão, diferença contrária a atual

Pratto foi fundamental na reta final do turno e precisará repetir no returno (Foto: Paulo Lisboa)
Pratto foi fundamental na reta final do turno e precisará repetir no returno (Foto: Paulo Lisboa)

Faltam nove jogos para o fim do Campeonato Brasileiro. Nove rodadas que dirão quem será o campeão de 2015. São 27 pontos numa disputa acirrada que hoje envolve, principalmente, Atlético-MG e Corinthians. Mineiros e paulistas polarizam a competição que aponta vantagem para o Timão - líder com cinco pontos a mais. E a vantagem atual, coincidentemente, é a mesma imposta pelo Corinthians sobre o Atlético-MG nas nove rodadas finais do primeiro turno. Na época, o Timão fez 21 pontos, contra 16 do Galo.

No turno, o Corinthians venceu seis jogos (Atlético-PR, Flamengo, Atlético-MG, Vasco, Sport e Avaí) e empatou outros três (Goiás, Coritiba e São Paulo). Já o Atlético-MG venceu cinco (Internacional, Sport, Ponte Preta, Figueirense e São Paulo), empatou uma (Goiás) e perdeu três (Corinthians, Grêmio e Chapecoense).

Com 56 pontos, o Galo ainda terá o confronto direto contra o Corinthians para tentar diminuir a diferença. O troco da derrota por 1 a 0 sofrida na Arena poderá ser dado no Independência, na 33ª rodada. Por isso, o Atlético-MG precisa ser o Corinthians do primeiro turno nesta reta final de competição para se sagrar campeão brasileiro.

Gols

Como precisa tirar cinco pontos de desvantagem, a vitória no confronto direto não será suficiente para o Galo. O time mineiro precisa de outros tropeços do rival e tem pelo menos um motivo a mais para acreditar: o Timão perdeu seu goleador do período. Autor de cinco dos 17 gols marcados na época, Luciano passou por uma cirurgia no joelho e segue fora até o fim da temporada.

O Galo, por sua vez, ainda conta com seu goleador. Lucas Pratto também marcou cinco vezes no período, quase metade dos gols do time, que fez 12 em nove jogos. E Pratto voltou a viver boa fase. Marcou apenas uma vez nos últimos cinco jogos, mas deu duas assistências e foi a peça principal na vitória por 3 a 0 sobre o Coritiba.

Comentários