Brasil

Quase 90% dos municípios têm página na internet, diz IBGE

Quase 90% dos municípios brasileiros têm página na internet, informa o estudo Perfil dos Estados e dos Municípios Brasileiros 2014, divulgado hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 2012 a 2014, o crescimento foi 14 pontos percentuais: passou de 74,5% para 88,7%.

Quase metade das páginas (2.430) tem fonte de informação, recebe informações e dados de cidadãos, empresas e outros órgãos. Cerca de 31,3% (1.548) são páginas na internet que permitem pagamento de contas, de impostos, de matrículas ou de inscrições. Dezessete por cento (857) são páginas apenas informativas.

Levantamento feito dois anos antes (2012), pelo IBGE, mostrava quadro bastante diferente em relação aos municípios com páginas na internet: 65,3% das cidades tinham páginas apenas informativas, 26,8% dos municípios tinham páginas interativas e apenas 6,8% transacionais.

A pesquisa de 2014 mostra que todas as administrações estaduais exibem páginas na internet que oferecem ao cidadão a possibilidade de realizar transações como pagamento de contas, de impostos, de matrículas ou de inscrições.

De acordo com a gerente da pesquisa do IBGE, Vânia Pacheco, o estudo mostra que houve uma aproximação na relação dos governos estaduais e municipais com a sociedade devido ao aumento significativo de ferramentas interativas nas páginas da internet.

Wi-fi

O acesso por conexão via wi-fi à população, estudado pela primeira vez em 2014, constatou que 48% dos estados ainda não disponibilizam esse serviço. Dos 52% que disponibilizavam, 7,5% ofereciam o serviço gratuitamente.

Na esfera municipal, 26,2% dos municípios davam acesso por conexão wi-fi. Apenas 79 municípios brasileiros oferecem total cobertura wi-fi (5,4%).

Acesso à informação

A pesquisa do IBGE informa que seis estados não têm legislação legislação alguma sobre o acesso à informação pública.

Das 21 unidades da Federação que têm legislação de acesso à informação, 15 usam o diário oficial impresso como forma de divulgação de seus atos e 18 usam o diário oficial da internet para levar informações ao cidadão.

Dos municípios do país, 1075 (19,3%) informaram ter alguma legislação municipal específica relativa a procedimentos e providências para garantir o acesso à informação. No Sul, o percentual chega a 35,8%; no Centro-Oeste, a 24%; no Sudeste, a 19,1%; no Nordeste, a 11%; e, no Norte, a 4,9%.

Comentários