Educação

Pronatec abre inscrições para 4.840 vagas de cursos técnicos em instituições parceiras

Estudantes do Ensino Médio de escolas públicas podem se inscrever entre os dias 24 de agosto e 14 de setembro

A partir desta segunda-feira (24/8) estão abertas as inscrições para os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para o segundo semestre. Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados no ensino médio, a partir do 2º ano, em escolas públicas de Minas Gerais.

Neste semestre, serão oferecidas 4.840 vagas em 17 cursos distribuídos em 39 municípios mineiros. As inscrições poderão ser feitas pelo site da Secretaria de Estado de Educação, a partir das 10h do dia 24 de agosto até às 17h do dia 14 de setembro.

O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, a ser realizado no dia 17 de setembro. O resultado será divulgado no site da Secretaria a partir do dia 18 e o período de matrícula será definido pelas respectivas instituições ofertantes.

Neste semestre são oferecidas vagas em oito instituições parceiras para 17 tipos de cursos técnicos, como Mêcanica, Análises Clínicas, Enfermagem, Telecomunicações, Design de Móveis, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.

A rede de ofertantes é formada pelo Senai, Senac, Utramig, Universidade Federal de Viçosa, Funec, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Escola Técnica de Saúde da Unimontes e Cefore/UFTM.

No ato da inscrição o aluno fará a opção do município, do curso, da instituição de ensino e do turno da vaga a qual pretende concorrer. Cada candidato poderá se inscrever apenas uma vez. Para mais informações sobre os cursos ofertados, o candidato pode consultar o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, publicado no site do Pronatec.

O Pronatec é um programa do Governo Federal criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. O processo de seleção para os cursos técnicos do Pronatec concomitantes o ensino médio, em Minas Gerais, são gerenciados pela Secretaria de Estado de Educação.

Aos estudantes selecionados pelo Programa é garantida a Bolsa-Formação, que corresponde ao custeio das despesas relacionadas ao curso, como o vale-transporte, vale-alimentação e material didático.

Pronatec nas escolas

Além dos cursos oferecidos pelas instituições parceiras, a própria Secretaria de Educação atua como ofertante do Pronatec em Minas Gerais. A SEE oferece aos alunos da rede estadual cursos técnicos concomitantes ao ensino médio nas próprias escolas, com recursos do programa. As inscrições e o processo seletivo nessas escolas têm calendário próprio e são realizados pelas próprias instituições.

Esse processo e as matrículas estão sendo realizadas do dia 17 deste mês até 20 de setembro. As aulas estão previstas para início em 21 de setembro. Este semestre estão sendo ofertadas 3.225 vagas em 51 escolas de 46 municípios. Serão oferecidos vagas em nove cursos técnicos, como Logística (Escola Estadual Parque São Jorge, em Uberlândia), Contabilidade ( Escola Estadual José da Silva Couto, em Contagem) e Joalheria (Centro de Educação Profissional Paulo Viana, em Teófilo Otoni).

De acordo com a base de dados do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) 2015, existem atualmente na rede estadual 6.089 alunos matriculados em nove tipos de cursos técnicos ofertados pelo Pronatec, distribuídos em 142 instituições de ensino em 124 municípios de Minas Gerais.

Comentários