Esportes

Grêmio vence, encosta nos líderes e aumenta série negativa do Cruzeiro

Com gol de Douglas, Tricolor chega à quarta vitória seguida no Brasileiro, fica a dois pontos do líder Sport; Fábio impede goleada do time celeste em Porto Alegre

Douglas comemora gol do Grêmio na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Douglas comemora gol do Grêmio na vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, em Porto Alegre (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Com um gol de Douglas, em cobrança de pênalti, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, e atingiu uma marca pessoal histórica. Desde que o sistema de pontos corridos foi instituído no Campeonato Brasileiro, em 2003, este é o melhor começo do Tricolor Gaúcho. Com 10 rodadas disputadas, o time tem 20 pontos e ocupa a terceira colocação da tabela, na quarta vitória seguida pela competição. O Cruzeiro, por sua vez, perdeu a terceira seguida, tem a metade de pontos e está no 13º lugar.
 
Com exceção de alguns lampejos do Cruzeiro, no final do primeiro tempo e no começo do segundo, o Grêmio foi amplamente superior em campo. O time gaúcho teve o domínio das ações, batalhou intensamente pela vitória e acabou premiado. O terceiro revés consecutivo assusta os cruzeirenses, pois o time azul está cada vez mais perto da zona de rebaixamento. A única figura que se salvou da má atuação em Porto Alegre foi o goleiro Fábio. Se não fosse por ele, o Cruzeiro seria goleado. 

Na próxima rodada, o Cruzeiro enfrenta o Atlético-PR, no sábado, às 21h (de Brasília), no Mineirão. O Grêmio joga um dia depois. Às 16h, encara o Santos, na Vila Belmiro.

O jogo

O Grêmio fez valer a boa fase e o fato de atuar em casa e começou o jogo em cima do Cruzeiro, pressionando muito e forçando o adversário a se fechar no campo de defesa. Com a pressão, foi natural que as chances de gol para o time gaúcho surgissem. Luan, Marcelo Oliveira e Galhardo tiveram boas oportunidades, mas pararam em Fábio ou na falta de pontaria.
 
Um chute de Charles da intermediária, no travessão, aos 28 minutos, além de ter sido a primeira finalização do Cruzeiro na partida, foi a chama que o time precisava para acordar em campo. A partir daí, as ações ficaram mais equilibradas, com os dois times se alternando no ataque. O 0 a 0, entretanto, ficou no placar, até o final do primeiro tempo.

Na volta para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo fez duas mudanças: Allano e Marcos Vinícius entraram no lugar de Leandro Damião e Marquinhos, respectivamente. O Cruzeiro ficou com outra cara, muito mais veloz e ofensivo. Apesar disso, foi o Grêmio que teve uma excelente, perdida por Luan, logo no primeiro minuto. E não demorou para que o Grêmio tomasse as rédeas do jogo novamente. A pressão do Tricolor foi intensa, obrigando Fábio a fazer várias defesas difíceis. Até o ponto em que a pressão ficou insuportável, e o time gaúcho abriu o placar, num pênalti cobrado por Douglas, aos 22 minutos.
 
A partir daí, o Cruzeiro foi só pressão, tentando o empate a qualquer custo. Mas foi o Grêmio quem esteve mais perto de marcar o segundo. Fábio evitou que o Cruzeiro tomasse mais gols e deixasse o campo com um placar vexatório.

Comentários