Brasil

Black Friday ganha novas regras; lojas precisam estar fora da mira do Procon

A Black Friday, ação de vendas que acontece todos os anos em novembro, terá novas regras para empresas interessadas em participar da edição de 2015. A mudança, anunciada nesta quarta-feira (17), pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, busca garantir a credibilidade das lojas virtuais e a segurança dos consumidores. Confira os novos requisitos para receber o selo Black Friday Legal 2015.

1) Participar de uma das três capacitações gratuitas para MPEs, micro ou pequenas empresas, promovidas pela Entidade (camara-e.net) – presencialmente ou online.

2) Responder à pesquisa sobre MPEs na inscrição para o selo Black Friday Legal 2015.

3) Ser aprovada no processo de avaliação da Câmara – o processo verifica, entre outros requisitos, a situação cadastral da empresa na Receita Federal, como CNPJ e Razão Social e formas de contato eletrônico e físico, endereço completo, telefone, SAC e-mail.

4) Não estar na lista de “sites a serem evitados”, publicada pelo Procon (sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite)

5) Assinar digitalmente o Código de Ética do Black Friday Legal 2015 no site do programa.

Este ano, as inscrições para o selo Black Friday Legal começam em julho, dando às empresas bastante tempo para se adequarem aos requisitos cobrados pelo Código de Ética, já que as promoções só acontecem no mês de novembro. É o que explica o presidente da entidade, Ludovino Lopes.

Mais lojas, mais descontos

“Com a capacitação, a camara-e.net quer dar às empresas que não conseguiram o selo em 2014 e às novas candidatas as informações necessárias para se ajustarem as regras, assinarem o Código de Ética e participarem da promoção com o selo Black Friday Legal 2015”, disse Lopes.

Para capacitar as lojas virtuais, as empresas terão três workshops gratuitos, abordando, cada um, os seguintes temas: “Planejando um e-commerce”, “Logística no e-commerce”, “Aspectos legais e Código de Ética do BFL”, “Meios de pagamentos” e “E-commerce e Marketing Digital”. A primeira capacitação aconteceu ainda na mesma quarta-feira (17), já a segunda será em 12 de agosto e a última, em 24 de setembro.

Para participar, basta se inscrever no site da Câmara (camara-e.net/blackfriday). Os workshops serão transmitidos online.

Comentários