Educação

Escolas públicas e privadas têm novo prazo para o preenchimento do cadastro no Censo Escolar

Período vai de 8 de junho a 12 de agosto. Gestores da Educação devem apresentar informações sobre alunos, professores e turmas

As escolas públicas e privadas de todo o país, que ofertam a educação básica, contam com novo prazo para o preenchimento dos dados no Sistema Educacenso:  será entre os dias 8 de junho e 12 de agosto.

A data foi definida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia federal responsável por organizar o Censo Escolar.

Nesse período, os gestores das escolas deverão apresentar informações detalhadas sobre os alunos, os professores e as turmas de todas as etapas e modalidades de ensino ofertadas. Os dados a serem apresentados deverão ter como referência a última quarta-feira do mês de maio, dia 27.

Em Minas Gerais, as escolas da rede estadual de ensino adotam procedimento diferente. As informações são registradas no Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade) e a própria Secretaria de Estado de Educação faz a migração dos dados para o sistema Educacenso.

Importância dos dados

Com o registro das informações escolares no Educacenso é possível que a gestão pública faça o levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e privadas do país, professores, alunos e turmas.

Os dados contêm informações detalhadas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas educacionais do país, bem como a distribuição de recursos da União para estados e municípios.

As informações apresentadas no Censo Escolar também são usadas para o cálculo do índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Simade

O Sistema Mineiro de Administração Escolar é dinâmico, ou seja, a escola pode atualizar as informações sobre a vida escolar de alunos e funcionários sempre que houver mudança. Com isso, mantém seus dados em dia, além de tornar a gestão escolar transparente para a Secretaria de Educação e as Superintendências Regionais de Ensino.

Comentários