Política

Plenário aprova por maioria o fim da reeleição

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, com o apoio da maioria, o artigo da PEC 182/07 que põe fim na reeleição para executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). Foram 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.

O texto aprovado que põe fim a reeleição é o artigo 3 do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que cuidou de preservar o direito dos prefeitos eleitos em 2012 e dos governadores eleitos em 2014 para evitar resistência de suas bancadas. Assim estes serão os últimos a disputarem a reeleição no Brasil, já que a presidente Dilma esta em seu segundo mandato. A regra também se aplica a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os cargos no período anterior.

Hoje, o Plenário irá discutir o tempo do mandato para o Executivo. A expectativa é que com o fim da reeleição os mandatos sejam estendidos para cinco anos e passarão a valer para o presidente e governadores eleitos em 2018 e prefeitos eleitos em 2020.

Comentários