Cidades

Funcionários do SAAE denunciam perseguição e dizem que atendimento ao público não é prioridade do governo Damon

A insatisfação do cidadão itabirano com os serviços prestados pelo SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto - é crescente no governo Damon. As reclamações são de que a qualidade no atendimento piora a cada dia. Os serviços disponibilizados para o cidadão através do telefone 115 simplesmente não funcionam. O itabirano reclama ainda que a água não esta sendo tratada de acordo com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria MS n.º 2.914/2011. Outra reclamação constante é de que os pedidos de ligação de água e esgoto não estão sendo atendidos.

Diante das inúmeras denúncias que nos chegam todos os dias, O Folha de Minas decidiu pautar uma reportagem para trazer ao conhecimento do itabirano a real situação da autarquia. Começamos uma série de entrevistas com funcionários em todos os setores da empresa para levantar informações sobre os serviços reclamados e entender o atraso em ligações de água e esgoto além da suspensão do serviço de atendimento por telefone e a baixa qualidade da água fornecida. As revelações foram assustadoras.

Funcionários denunciam que qualidade dos serviços prestados pelo SAAE não é prioridade do governo Damon. (arquivo)
Funcionários denunciam que qualidade dos serviços prestados pelo SAAE não é prioridade do governo Damon. (arquivo)

Segundo informações, hoje no SAAE falta praticamente tudo. A dura realidade da empresa foi contada com tristeza por alguns funcionários. Sobre as reclamações da demora nas ligações de água e esgoto fomos informados que o serviço está comprometido há mais de ano devido a falta de funcionários e materiais essenciais, o que está provocando o acúmulo dos pedidos. As informações dão conta ainda de que a equipe de recomposição que era composta por seis funcionários está operando apenas com três. Os outros três foram deslocados para a construção da sede do novo posto de atendimento ao público, no bairro Esplanada, ao lado do Centro de Apoio da Itaurb.

Os funcionários contaram que hoje no SAAE não há mais preocupação com a qualidade dos serviços nem com o atendimento ao cidadão, o que se visa é apenas lucro como se fosse uma empresa privada. Segundo eles, o que impera é a perseguição e citaram o presidente Jacir Primo e a diretora administrativa Télcia Nascimento Lage Silva, indicados do PMDB, como os principais perseguidores. Segundo os funcionários, o prefeito Damon e o vice-prefeito Reginaldo Calixto foram informados por várias vezes da insatisfação dos funcionários e das inúmeras reclamações que pesam contra esses diretores, mas ignoram por conveniência política. A qualidade nos serviços prestados pelo SAAE e o atendimento ao cidadão não são prioridades no governo Damon.

Os funcionários com os quais falamos disseram que o clima hoje na empresa é insustentável, que há muitos funcionários adoecendo e outros antecipando a aposentadoria (chamada aposentadoria proporcional). Segundo eles nunca houve na história da empresa tantos atestados médicos. Reclamam também que as férias-prêmio não estão sendo pagas e que nem mesmo as confraternizações que já eram tradição na empresa existem mais. Até mesmo a Sipat que era um evento importante para orientar os funcionários sobre os perigos e riscos de acidente que correm no dia a dia nunca mais foi promovida desde que Damon tomou posse e o aniversário do SAAE que era comemorado com a celebração de culto ecumênico no pátio da empresa também ficou esquecido.

Há denúncias também de várias irregularidades nas ETA's Gatos e Pureza. Segundo funcionários, nas estações de tratamento há muita sujeira e sucatas por todos os lados. No pátio do SAAE no Pará há vários cachorros doentes transitando livremente, o que é inaceitável em local de tratamento de água. O desperdício de água é outra irregularidade que pode ser vista nas dependências da empresa onde há bebedouros estragados vazando água há meses e mangueiras sendo usadas como vassoura para limpar calçadas e pátios. As denúncias feitas por cidadãos de canos estourados nas ruas jorrando água não são recebidas como prioridade. A confirmação veio quando recebemos através do whatsapp Repórter Cidadão um vídeo enviado por um morador do bairro Bálsamo mostrando água tratada jorrando em abundância de uma caixa do SAAE. Segundo o denunciante, a empresa já havia sido informada do vazamento há dias mas não tomou providências.

Tentamos contato no SAAE com o presidente Jacir Primo e também com a diretora Telcia Lage, citados por funcionários, mas fomos informados que eles não estavam no momento.

As denúncias de irregularidades na empresa são muitas e serão contadas em três capítulos. As pessoas citadas poderão se manifestar. Ressalta-se que nenhum funcionário se recusou em falar com a reportagem, mas todos temiam retaliações e pediam a todo momento para não serem identificados. Eles alertam o prefeito que se não houver uma mudança na direção ou no comportamento dos diretores, a situação tende a se agravar.

Sem esperança de que o prefeito Damon se sensibilize e tome providências, os funcionários apelam ao Ministério Público que intervenha e fiscalize as condições de trabalho na autarquia e os desvios de função que estão ocorrendo na empresa por perseguição.

x

Comentários


  • 20-05-2015 16:18:00 Izaias Bittencourt

    Fiquei sabendo que depois da matéria publicada aqui no site já surtiu efeitos. Disseram que os tais perseguidores chamaram um pessoal para reunião e prometeram fazer festa para trabalhadores do SAAE e pagar benefícios trabalhistas. Apesar de que, quem morde e assopra é morcego ou escorpião. Sei se tem mais jeito não...

  • 18-05-2015 09:00:00 Ataíde Geraldo

    Quero saber das partes 1, 2 e 3 dessa história infeliz. Alguém sabe como remeter essas matérias para o ministério público???

  • 17-05-2015 20:38:00 Mauro Silva

    Uma vergonha o que acontece no SAAE....Regime ditador.

  • 15-05-2015 21:46:00 GERSON FERREIRA

    TAL COMO CRISTO POR DINHEIRO FOMOS TRAÍDO. DOS 17 VEREADORES 15 FAZEM OPOSIÇÃO SERRADA A POPULAÇÃO ITABIRANA Q OS ELEGERAM. SÓ TEMOS BERNADO E TURRINHA OK?GUARDEM O NOME DOS DEMAIS POPULAÇÃO DE ITABIRA.

  • 14-05-2015 18:54:00 Maria das Graças Souza

    Até que enfim a verdade que acontece naquele SAAE de Baixo está sendo revelada. Tenho amigos que trabalham lá que já me relataram várias vezes esses abusos. Mas sei que além dos dois citados, tem mais folgados abusando do poder enquanto podem. Providências já. A população está de olho.