Política

Damon foge de ir à Câmara para dar explicações

Vereador usa a tribuna e critica ações do governo

O vereador Bernardo Mucida (PSB) vem nos últimos meses tecendo duras críticas ao governo Damon e promovendo campanhas com panfletos e faixas pelas ruas denunciando a grave situação financeira que enfrenta o município de Itabira.

Na última reunião que aconteceu na quarta-feira (22) Bernardo Mucida usou a tribuna e cobrou mais uma vez explicações do prefeito Damon onde foi gasto quase R$ 1 bilhão arrecadados nos dois primeiros anos de governo, uma arrecadação recorde se comparada ao governo anterior. O vereador disse ainda que foi agredido verbalmente pelo prefeito Damon quando chegou na prefeitura para protocolar oficio convidando o prefeito para ir à Câmara. Segundo o vereador o prefeito estava transtornado, o agrediu com palavrões e o tratou de "vagabundo". Bernardo Mucida aproveitou a tribuna para repudiar a atitude do prefeito e pedir mais uma vez a Damon que fosse a Câmara dar explicações à população onde e como foi gasto este dinheiro e garantiu ao prefeito que se ele fosse a Câmara seria bem tratado, bem recebido, mas que seria questionado com firmeza. “Damon, venha aqui na Câmara dar explicações a população. Aqui, você vai ser bem recebido, respeitado. Porém vamos questioná-lo com firmeza”, disse.

Geraldo Torrinha e Bernardo Mucida cobram de Damon explicações sobre ações do Governo. (Ageu Ebert-arquivo)
Geraldo Torrinha e Bernardo Mucida cobram de Damon explicações sobre ações do Governo. (Ageu Ebert-arquivo)

 

Bernardo Mucida questionou também os gastos feitos pelo prefeito e citou várias ações do governo que foram prejudiciais ao município e colaboraram para deflagrar a crise. Ele cobrou explicações sobre o contrato da empresa Prius, que levou R$ 9 milhões do município sem apresentar nenhum serviço que justifique o pagamento. O vereador ainda questionou por que o prefeito Damon evita dar explicações ao cidadão que o elegeu e paga os impostos que mantém a máquina pública.

Bernardo Mucida criticou ainda os inúmeros cargos que Damon criou e disse que o prefeito esta indo na contramão de tudo que pregou durante a campanha e aproveitou para desabafar sobre a agressão de Damon feita a ele. O vereador disse que entrar na prefeitura é direito de todo cidadão e que ele não tem nenhum direito de agredir ninguém que entre no prédio. Bernardo disse que Damon não agrediu apenas ele, mas os seus eleitores e todos que desejam um legislativo independente, que fiscalize as ações do governo e lembrou que prometeu ser um vereador de verdade e que vai continuar fiscalizando o governo e denunciando as ações ilegais.

O vereador Geraldo Torrinha (PDT), em apoio ao colega, disse que o Tribunal de Contas não tem condições de examinar contrato por contrato, que as contas são aprovadas por amostragem e que a aprovação das contas parece ter surpreendido Damon, que esta distribuindo para a população como se fosse um troféu.

O vereador lembrou que todas as contas dos outros prefeitos também foram aprovadas, mas que nunca viu nenhum outro prefeito distribuindo para a populaçao como se a aprovação das contas dele fosse uma coisa inédita e concluiu dizendo que Damon quer justificar o injustificável.

Ele aproveitou ainda para cobrar respostas do requerimento feito ao prefeito pedindo explicações sobre a cobrança de honorários advocatícios relacionadas ao IPTU e lançada como taxa administrativa. De acordo com o vereador o prefeito cobrou ilegalmente do contribuinte itabirano e vai ter que devolver. Ele prometeu que se Damon não enviar as documentações solicitadas no requerimento, irá entrar com mandado de segurança para que o prefeito seja obrigado a atender a solicitação.

Comentários