Cidades

Belo Horizonte é a cidade brasileira que mais evolui em ranking de crescimento econômico

Belo Horizonte avançou 89 posições no ranking de desenvolvimento econômico elaborado pelo Brookings Institution, dos Estados Unidos, com base em dados relativos a 2014. De acordo com o levantamento, intitulado “Global Metro Monitor”, dentre as 11 metrópoles brasileiras analisadas, a capital mineira foi a que mais evoluiu, passando da 276ª para a 187ª posição.

O Brookings Institution é uma organização privada, sem fins lucrativos, que se dedica à realização de pesquisas independentes, ao desenvolvimento de políticas inovadoras e à proposição de soluções para as grandes cidades. Anualmente, o instituto analisa o desempenho das 300 maiores economias metropolitanas do mundo, a partir do Produto Interno Bruto (PIB) per capita e da geração de empregos. Em um ambiente global de desaceleração econômica, um dos fatores que determinaram a evolução de Belo Horizonte no ranking foi o crescimento de 1,5% na geração de vagas de trabalho.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento, Marcelo de Souza e Silva, o resultado obtido por Belo Horizonte é decorrente da estratégia desenvolvida pela administração municipal para a elevação da qualidade do ambiente de negócios na cidade, que inclui investimento em infraestrutura, incentivo e simplificação dos processos para abertura de empresas e atração de investimentos. “O fato de Belo Horizonte ter a maior parte de sua economia baseada nos setores de comércio e serviços, com um grande número de micro, pequenas e médias empresas, também contribui para que a cidade tenha mais resiliência em momentos de turbulência econômica", acrescenta o secretário.

Além de Belo Horizonte, as outras duas cidades brasileiras que evoluíram no ranking do Brookings Institution foram Rio de Janeiro e Recife. As demais pesquisadas, São Paulo, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Vitória e Campinas, registraram queda de posição.

Comentários