Cidades

Sem sede própria, Associação dos Moradores do Colina da Praia fazem reunião ao ar livre

Na tarde deste domingo (1), moradores do bairro Colina da Praia se reuniam em praça pública para tratar de interesses da comunidade. Apesar a fina chuva que caia no momento, um bom números de moradores compareceram para a reunião.

Dentre os vários temas tratados, um em especial foi muito debatido pelos moradores. Trata-se da utilização indevida da área verde do bairro, localizada na rua 10. Aliás, foi esse o espaço utilizado pela Associação dos Moradores para a reunião, já que a entidade apesar de legalmente instituída, ainda não conta com sede própria. De acordo com o presidente da associação, Weverton Andrade "Vetão", o local foi destinado para a construção de uma praça pública, mas passados 30 anos o que se vê ali é muito entulho e sujeira, deixando claro o descaso das autoridades públicas com os moradores daquele bairro. "Estamos nessa luta já há algum tempo. Estivemos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano onde reivindicamos a construção da praça, que é um direito dos moradores, e também sugerimos que se fizesse ali a sede da nossa associação devido ao grande espaço disponível. Entretanto, fomos informados que por tratar-se de área verde não poderia ser autorizado a construção da sede. Mas como podemos ver, o local está se tornando um ponto de entulho.", disse o presidente.

Moradores do bairro Colina da Praia se reuniram em terreno onde deveria ter sido construída uma praça. (Foto: Weverton Andrade)
Moradores do bairro Colina da Praia se reuniram em terreno onde deveria ter sido construída uma praça. (Foto: Weverton Andrade)

 

A justificativa dada pela prefeitura causa estranheza, já que é sabido que quando são aprovados loteamentos, um dos requisitos é justamente a manutenção de áreas verdes para futuras instalações de prédios que atendam aos interesses dos moradores, tais como  PSF's, escolas e também associações comunitárias.

Outro questionamento dos moradores é referente a falta de urbanização de diversas ruas do bairro, várias delas ainda com esgoto a céu aberto. Eles alegam que essa era uma das promessas de campanha do atual prefeito mas que até o momento nada foi feito. A insatisfação e revolta dos moradores com o descaso da administração era perceptível nas falas. Vetão informou que a associação havia protocolado diversos ofícios solicitando as obras no bairro e que segundo os responsáveis, o asfaltamento das ruas seria feito, mas não era possível precisar uma data para a realização das obras.

Outra solicitação feita pelos moradores durante a reunião foi a substituição das lâmpadas queimadas nos postes em diversas ruas do bairro. Segundo os moradores, principalmente aqueles que precisam circular à noite seja voltando do trabalho ou da escola,  a falta de iluminação tem trazido medo e insegurança  devido a grande onda de violência que assola a cidade. Muitos disseram já ter formalizado o pedido de substituição das lâmpadas através do telefone colocado à disposição pela prefeitura (3839-2414), mas até então não tiveram retorno nem mesmo foi dado uma previsão para a troca. O presidente da associação se comprometeu a enviar nos próximos dias oficio à prefeitura reforçando a reivindicação dos moradores e solicitando a substituição imediata das lâmpadas queimadas.

Desde 1° de janeiro a prefeitura é responsável pela manutenção, elaboração e implantação de projetos, expansão e operação da iluminação pública, de acordo com a Resolução Normativa 414/2010 da Aneel.

A próxima reunião da associação dos moradores está marcada para o dia 11 de abril às 15h00, no mesmo local ( área verde da rua 10).

Outras informações estão disponíveis na página da associação no facebook: ACP- Associação Colina da Praia

Comentários


  • 02-03-2015 08:48:00 Raimunda Pereira

    A colina da praia não é diferente dos outros bairros da cidade, aqui no bairro machado pode dizer que não tem nenhuma rua sem três, quatro lâmpadas apagadas. Algumas estão toda escura, a diferença é que ai os moradores estão reunindo para cobrar e aqui fica todo mundo de braço cruzado. As reuniões da associação é com pouca gente, o prefeito podia ajudar nos aqui.