Esportes

Cruzeiro fecha acordo com FIVB e vai sediar o Mundial de Clubes de 2015

Vice-campeão do Sul-Americano, clube mineiro vai em busca do bi da competição na condição de anfitrião da disputa intercontinental

Cruzeiro venceu o Mundial de Vôlei de 2013 derrotando o Locomotiv (Foto: Rafael Araújo)
Cruzeiro venceu o Mundial de Vôlei de 2013 derrotando o Locomotiv (Foto: Rafael Araújo)

O Cruzeiro vai sediar pela terceira vez consecutiva o Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei. A equipe celeste finalizou as negociações com a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) na última segunda-feira, e a principal competição por equipes do planeta será novamente realizada no Brasil, entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro de 2015. O local do evento ainda não está definido. Como anfitrião do campeonato, o clube mineiro está garantido na disputa.

Em 2013, quando sediou o torneio pela primeira vez, em Betim, o Cruzeiro conquistou o título histórico para o vôlei brasileiro. Na edição de 2014, que teve como palco o ginásio do Mineirinho, o campeão foi o time russo do Belogorie Belgorod. Os cruzeirenses ficaram com a quarta posição. A 11ª edição do Mundial de Clubes vai reunir oito dos melhores clubes de vôlei do mundo em Minas Gerais.

A primeira equipe classificada para o torneio é o UPCN San Juan, da Argentina, campeão do Sul-Americano de Clubes. Na final, disputada no país vizinho, a equipe argentina se sagrou campeão ao derrotar o Cruzeiro. O representante europeu só será conhecido no dia 29 de março, com a final da Liga dos Campeões. Atualmente, seis times concorrem às quatro vagas para os playoffs, que serão disputados na Alemanha.

O Campeonato Africano de Clubes de 2015, que confirmará mais um participante, será realizado entre os dias 5 e 17 de março. A NORCECA e a Ásia também terão representantes no torneio, com três times a serem definidos para a competição, completando a lista.

O Campeonato Mundial de Clubes da FIVB foi realizado pela primeira vez em 1989 e disputado anualmente até 1992, quando houve uma interrupção. O torneio foi reiniciado em 2009 com o Trentino, da Itália, ganhando as primeiras quatro edições. O Cruzeiro quebrou a hegemonia italiana em 2013, garantindo sua conquista histórica. E no ano passado o vencedor foi o russo Belogorie Belgorod.

Comentários