Saúde

Mais 1.500 cidades poderão participar do programa Mais Médicos e inscrições já estão abertas para os profissionais

Prefeito Damon pode inscrever Itabira até o próximo dia 28

Ainda não é possível informar a quantidade de novos médicos que deverão participar do programa (Imagem Ilustrativa)
Ainda não é possível informar a quantidade de novos médicos que deverão participar do programa (Imagem Ilustrativa)

O Ministério da Saúde anunciou na última quinta-feira (15) a expansão do programa Mais Médicos para até 1.500 municípios. As novas vagas atenderão os municípios participantes e mais 424 novas cidades. Com a ampliação, o programa poderá alcançar até 4.209 cidades em todo país. As inscrições para cidades e profissionais brasileiros vão até o dia 29 de janeiro.

A data e horário da inscrição do médico não serão mais considerados como critérios de seleção. Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do País. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros formados no exterior e, em seguida, aos estrangeiros.

Outra mudança divulgada nesta quinta-feira prevê a incorporação de 100% das vagas do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica) no Mais Médicos.

Além dos especialistas em medicina de família e comunidade, o programa tem como objetivo atrair também médicos recém-formados.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ainda não é possível informar a quantidade de novos médicos que deverão participar do programa.

“Nós só podemos dizer qual é o número de médicos e equipes que serão ampliadas, que serão contempladas nesse edital, a partir do momento que os municípios fizerem a confirmação, ou seja, a adesão a essa nova etapa do Mais Médicos.”

Caso as vagas não sejam preenchidas por brasileiros, o governo divulgou que será aberto no dia 10 de abril uma chamada para brasileiros formados no exterior. E, no dia 5 de maio, para médicos estrangeiros.

Escolha das cidades

De acordo com o governo federal, foram priorizadas as cidades com 20% de sua população em extrema pobreza, com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo ou muito baixo, localizadas no semiárido, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Ribeira e nas periferias de capitais e regiões metropolitanas. As vagas também foram expandidas para os distritos indígenas.

Prefeituras e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar a participação e efetuar a inscrição no programa pelo site do mesmo.

Programa

O programa Mais Médicos foi criado em julho de 2013 pelo governo federal com a intenção de melhorar o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) com foco na atenção básica de atendimento médico.

Até o momento, 14.462 profissionais atuam em 3.785 cidades e nos 34 distritos indígenas do País. Segundo o ministério, 50 milhões de pessoas são atendidas pelo Mais Médicos.

Comentários