Esportes

Medina varre havaiano, tira Slater da briga e avança à quarta fase no Havaí

Com surfe afiado, brasileiro brilha para bater Dusty Payne e deixar o mito americano fora da luta pelo título mundial. Agora, só o australiano Mick Fanning está na briga

Com a mãe, os irmãos e o padrasto na areia, além de outros brasileiros que transformaram a praia de Pipeline nesta sexta-feira em um "Maracanã do surfe", Gabriel Medina deu mais um importante passo rumo ao inédito título mundial. Em uma pedreira na terceira fase do Pipe Masters, última e decisiva etapa do WCT, o jovem de 20 anos derrotou o havaiano Dusty Payne por 17,66 a 11,84 e avançou na disputa que pode o consagrar na história. Com a vitória, tirou de seu caminho o americano Kelly Slater, que lutava pelo 12º troféu na praia em que ele já venceu sete vezes. Medina havia entrado apenas uma vez na água para competir, há uma semana. Precisou lidar com a pressão e ansiedade nos seguidos dias de adiamento, em um total isolamento na casa que divide com seu principal rival, como um "inimigo íntimo", em uma espécie de "prisão" imposta por Charles Rodrigues, que além de pai de consideração, é seu treinador. Tudo para que ele não perdesse o foco na batalha mais importante de sua vida.

Gabriel Medina não deu mole nos tubos de Pipeline para avançar à quarta fase (Foto: ASP)
Gabriel Medina não deu mole nos tubos de Pipeline para avançar à quarta fase (Foto: ASP)

 

A bateria de 30 minutos começou com Gabriel esperando uma boa onda e Payne já dropando logo uma das primeiras que apareceram. Grande conhecer das ondas de Pipeline, o havaiano pegou um tubo logo de cara, mas ele tirou uma nota regular: 4,67. Nada que assustasse Medina. Concentrado, o líder do ranking mundial esperou sete minutos até pegar a sua primeira onda. E para alegria dele e dos fãs brasileiros, o jovem encontrou um belo tubo, no qual ele ficou escondido, percorreu um bom caminho e saiu ciente de que havia conseguido somar um nota muito importante. Os juízes demoraram para digitar a média, mas lá estava ela: 8,83. Empolgado, o paulista não demorou muito tempo para se jogar em mais um tubo para assegurar uma boa nota de "backup", um 5,83.

Medina entrou na segunda metade da bateria liderando por 14,66 a 6,50, teoricamente uma vantagem confortável, já que Payne precisava de uma nota 9,99 para tirar a liderança de Gabriel. Mas não se pode duvidar do atual líder da Tríplice Coroa Havaiana. Ciente disso, o grande nome do surfe brasileiro tratou de fazer uma boa marcação em cima do gringo. E, ao mesmo tempo, ele se posicionava para achar uma onda que o permitisse trocar a sua segunda pior nota até então: o 5,83. Esperto, Payne conseguiu aproveitar uma boa chance e engatou uma esquerda que o permitiu tirar nota 7,17, a melhor dele até então. Com essa nova média, a vantagem de Medina caiu e o havaiano passou a precisar de um 7,50 para assumir a ponta, faltando pouco mais de oito minutos de ação.

A reta final da bateria, como costuma ser em grandes disputas, foi cercada de tensão. Gabriel sabia que Dusty poderia a qualquer momento conseguir a nota que lhe daria o triunfo. Ao mesmo, o jovem fenômeno brasileiro tinha noção de que era necessário ele tentar conseguir mais uma nota alta para não dar sopa para o azar. E foi a hora de Medina demonstrar que ele não é o favorito ao título mundial à toa. Gabriel conseguiu pegar um belo tubo para Backdoor e saiu com as mãos erguidas para o alto. Veio um notão, mais um 8,83 e a soma de 17,66. A vitória do brasileiro era questão de minutos, dois minutos. Não havia tempo para Payne. Deu Gabriel Medina, eliminando Kelly da briga pelo título mundial. Agora, era entre o paulista e Mick Fanning.

Antes da bateria de Medina, três outros brasileiros já haviam caído na água nesta sexta-feira. Número 20 do ranking, o potiguar Jadson André foi eliminado pelo australiano Josh Kerr (11º) por 10,50 a 7,87 para avançar à quarta fase. Já no duelo 100% brasileiro entre os paulistas Miguel Pupo (15º) e Filipe Toledo (16º), quem se deu melhor foi o segundo, que venceu por 12,17 a 5,17.

Baterias da terceira fase

1.John John Florence (HAV) 16,33 x Adam Melling (AUS) 12,16
2. Owen Wright (AUS) 12,20 x Fred Patacchia (HAV) 11,17
3. Michel Bourez (TAH) 9,67 x Matt Wilkinson (AUS) 7,00
4. Josh Kerr (AUS) 10,50 x Jadson André (BRA) 7,87
5. Miguel Pupo (BRA)5,17 x Filipe Toledo (BRA) 12,17
6. Gabriel Medina (BRA) 17,66 x Dusty Payne (HAV) 11,84
7. Kolohe Andino (EUA) x Julian Wilson (AUS)
8. Bede Durbidge (AUS) x Adrian Buchan (AUS)
9. Mick Fanning (AUS) x Jeremy Flores (FRA)
10. Joel Parkinson (AUS) x Sebastien Zietz (HAV)
11. Nat Young (EUA) x Kai Otton (AUS)
12. Kelly Slater (EUA) x Alejo Muniz (BRA)

O que medina precisa fazer para ser campeão

-se for eliminado até a terceira fase => precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro.
- se for eliminado na quinta fase => Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais => Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final => conquista o título, independentemente da campanha de seus rivais

Comentários