Política

Eleito com a maior votação, Damon registra hoje a maior rejeição

Bernardo Mucida é apontado como vereador mais atuante.

O jornal O Folha de Minas teve acesso a uma pesquisa feita pelo instituto DataMG no mês de dezembro, que mediu a popularidade do prefeito Damon e intenção de voto.

Questionados sobre o atual governo, apenas 3% dos entrevistados avaliaram como ótimo, 26% como bom, 44% dos entrevistados avaliaram como regular, 11% como ruim e 13% como péssimo. Os que não souberam ou não responderam somam 3%.

,

A pesquisa feita na metade do mandato de Damon, que foi eleito com 70,2% dos votos e garantiu que chegaria ao final de seu mandato com mais de 90% de aprovação, surpreendeu e mostra o atual governo com uma das piores avaliações já registradas nos últimos 20 anos. A pesquisa frustra também os planos dos aliados de Damon que apostam na sua  reeleição.

Outros que ficaram frustrados com a pesquisa foi um grupo de adversários de Damon que estavam espalhando pela cidade, principalmente entre os que fazem oposição a Damon, que o prefeito estava com 42% em uma pesquisa que eles haviam feito e garantiam que Damon seria reeleito com facilidade. A estratégia deste grupo foi lida por uma liderança que coordena a oposição ao prefeito como "apelativa". Segundo ele, esses que não fazem parte do grupo Damon, e já ocuparam a prefeitura, querem com este boato tirar proveito intimidando os opositores de Damon com a esperança de liderar futuramente um grupo para lançar candidato a prefeito.

Na pesquisa espontânea, quando perguntado em quem o entrevistado votaria  se as eleições fossem hoje,  Damon aparece com apenas 14,2% de aceitação, seguido do ex-prefeito João Izael, que aparece com 9,1%. Como a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, conclui-se que Damon e João Izael estão empatados tecnicamente. Em segundo lugar outro empate técnico entre o deputado estadual eleito Nozinho e Bernardo Mucida com 6% e 5% respectivamente.

Também apareceram na pesquisa Ronaldo Magalhães (2,2%), Jackson (1,6%), Batatinha e Adilson da Vale Verde (1,3%), Ciganinho, Rodrigo Assis Diguerê e Pacelli (0,9%), Solimar e Roberto Chaves (0,6%), Ana Paula Araújo, Luiz Cambista, Paulo Soares, Reginaldo Calixto, Vagner e Zé Dias (0,3%). Branco/Nulo (5,7%). Não souberam ou não responderam (45,9%)

A pesquisa quis saber também, na visão do itabirano, qual é o vereador mais atuante. Em primeiro lugar aparece o vereador Bernardo Mucida (PSB) com 6,7% e em último Carlinhos Sacolão (PP) com 0,3%. Nenhum (7,6%). Não souberam ou não responderam (55,8%).

A pesquisa quis saber ainda o que o itabirano vê como prioritário para o município, quais são as ações governamentais que o povo mais deseja. A maioria dos entrevistados elegeu em primeiro lugar a saúde (21,5%), seguido por educação (14,3%), lazer (8,4%), hospitais (7,5%) e segurança (7,2%).

Foram entrevistadas 350 pessoas acima de 16 anos,  sendo 52% mulheres e 48% homens.

Comentários


  • 18-12-2014 17:01:00 Marilene

    Governo da prepotência, arrogância e corrupção! 14%, acredito que muito menos!

  • 17-12-2014 19:24:00 Terezinha

    Geraldo Roberto,fique calmo,ele também me afirmou que esta tudo dominado,não é com os 90% que vc acha,mas vamos ganhar a reeleição,com certeza estaremos mais 4 anos,é promessa de Damon.

  • 17-12-2014 15:50:00 Zé Maria do Barreiro

    Dr. Damon trouxe para Itabira um \'\'marqueteiro forasteiro\'\' especialista em comprar a imprensa. O mesmo já levou uma surra na cidade vizinha. O tal \'\'marqueteiro forasteiro\'\' se ofereceu e foi rejeitado pelos governos Jackson, Ronaldo e João Izael duas vezes. Ele, também, é responsabilizado pela venda da campanha de Dr. Damon em 2008. Êta doutorzinho e governinho sem vergonha!

  • 17-12-2014 14:22:00 Geraldo Roberto

    Essa pesquisa,tem que ser falsa,em uma coversa com Damon recentemente ele me garantiu que ele tinha 90% de aprovação,que a reeleição vai ganhar de maõs amarradas,Damon com 14,2% e João com 9,1 é empate tecnico.Damon vc. esta sendo enganado por gente proxima de vc.Vira a mesa,so vc. pode mudar esta cituação.

  • 17-12-2014 10:44:00 José Moura

    Essa pesquisa me decepcionou. Um governo autoritario como esse comandado por jadir não poderia estar tão bem assim, 14% é muito

  • 16-12-2014 19:13:00 Joaquim Nonato

    O povo quer resultado,prometer foi facil,quero ver fazer, realizar,culpar o governo anterior não cola mais. Estou ainda surpreso com 14,2% para Damon,na minha opnião seria uns 6% se não trabalhar muito,e trocar esses caras ruins de serviços,não volta na proxima.