Esportes

Vale a pena ver de novo: sorteio das oitavas reedita duelos na Champions

Real x Schalke e Barcelona x City repetem confrontos da temporada passada na mesma fase, PSG volta a enfrentar Chelsea, adversário das quartas em 2013/14

Duelos e a orelhuda: confrontos das oitavas no telão e o cobiçado troféu da Champions (Foto: Reuters)
Duelos e a orelhuda: confrontos das oitavas no telão e o cobiçado troféu da Champions (Foto: Reuters)

Em sorteio realizado na manhã desta segunda-feira, em Nyon, Suíça, foram definidos os confrontos das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Três confrontos das fases decisivas da temporada passada se repetirão: na defesa do título, o Real Madrid enfrenta de novo o Schalke 04, Barcelona reencontra o Manchester City, e o Paris Saint-Germain duela com o Chelsea. Além desses três jogos, Juventus e Borussia Dortmund reeditam a final do torneio de 1996/97.

Por outro lado, três confrontos envolvem equipes que nunca se enfrentaram. Pela primeira vez, o Bayern de Munique duela com a legião brasileira do Shakhtar Donetsk, o Porto tem pela frente o Basel, e o Arsenal joga contra o Monaco. Completando as oitavas, o Bayer Leverkusen duela com o Atlético de Madrid.

As oitavas de final serão disputadas em quatro semanas, entre fevereiro e março de 2015: jogos de ida em 17, 18, 24 e 25; e os de volta em 10, 11, 17 e 18. Haverá um novo sorteio para as quartas de final no dia 20 de março. A decisão do título está marcada para dia 6 de junho, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.

- Sendo em fevereiro e contra um rival como o Manchester City, é decisivo chegar em boa forma. Até lá, muita coisa pode acontecer. Que será equilibrado, não tenho dúvida. O City é, a princípio, um dos rivais mais difíceis dos que estavam disponíveis e um dos aspirantes ao título - afirmou Luis Enrique, treinador do Barcelona, em entrevista coletiva no clube logo depois do sorteio.

Os oito primeiros colocados da fase de grupos decidirão as vagas nas quartas em casa. São eles: Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Bayern de Munique, Borussia Dortmund, Chelsea, Monaco e Porto.

Nas oitavas da temporada passada, o Real eliminou o Schalke vencendo por 6 a 1, na Alemanha, e 3 a 1, no Santiago Bernabéu. O Barcelona tirou o City nas oitavas ganhando por 2 a 0, na Inglaterra, e 2 a 1, no Camp Nou. Nas quartas, o Chelsea superou o PSG graças a um gol de Demba Ba aos 42 minutos do segundo tempo do jogo de volta, garantindo a vitória por 2 a 0, no Stamford Bridge, depois de perder por 3 a 1, no Parque dos Príncipes. No confronto entre italianos e alemães, na final de 1996/97, quem levou a melhor foi o Borussia, conquistando seu único troféu da Champions ao derrotar o Juventus por 3 a 1, em Munique.

- Temos que ter muito cuidado, porque o Borussia tem jovens jogadores talentosos. Poderia ser pior, porque tinha Bayern e Real para sair ainda quando o nome do Borussia apareceu. Será um confronto bem parelho. Existem poucos times contra os quais é quase impossível competir. Então, estamos muito felizes de enfrentar um que nos dá chance. Sou um grande fã do Klopp e estou curioso para ver nosso nível na Europa. Os jogos contra o Borussia darão um claro indicativo disso - afirmou o tcheco Nedved, ex-jogador e dirigente do Juventus, ao site da Uefa.

Comentários