Política

Projeto da transparência nas publicidades da Prefeitura e Câmara é rejeitado

O Projeto de Lei 99/2014 de autoria do vereador Bernardo Mucida (PSB), que tratava da transparência nas publicidades feitas pela Prefeitura e Câmara Municipal, foi rejeitado pelos vereadores.

De acordo com o projeto, todas as publicidades do poder público teriam que trazer inserido nas peças o valor que a Prefeitura ou Câmara pagaria pela publicação. Segundo o autor do projeto o objetivo era dar transparência aos gastos públicos.

Bernardo citou como exemplo uma recente veiculação de publicidade da Prefeitura de Itabira na TV Globo que custou aos cofres públicos mais de R$ 320 mil.

Só na TV Globo a Prefeitura já fez publicidade duas vezes apenas este ano, uma durante o Festival de Inverno e há poucos dias outra série de inserções para mostrar ao itabirano o que esta sendo feito na cidade.

As propagandas apresentaram uma grande evolução no sistema de saúde, construção da via 105 entre outras obras que de acordo com a Prefeitura, o itabirano precisava tomar conhecimento, motivo que justificava as publicidades na rede Globo.

Como já era esperado, o governo trabalhou pesado para derrubar o projeto do vereador Bernardo Mucida. O próprio prefeito Damon (PV) criticou a imprensa há poucos dias classificando as publicidades distribuídas com esses veículos como “tetas”, onde todos mamam. Por isso o esforço do governo para que o projeto não passasse na Câmara para evitar que o prefeito tivesse que vetar.

Os órgãos de imprensa em Itabira seguramente não têm nada o que temer com esta transparência. Ficou claro que o próprio governo não tem interesse que o cidadão tome conhecimento do que é gasto com publicidades em Itabira. O prefeito perdeu uma grande oportunidade de provar que ele realmente tem interesse em dar clareza as suas ações. O certo é que ele não pode mais classificar os veículos de comunicação como “mamadores”.

Na verdade, a mídia de Itabira presta um grande serviço social à cidade trazendo em suas páginas peças publicitárias da Prefeitura por valores irrisórios. As publicidades dos órgãos públicos de Itabira são uma das mais mal pagas do país. A Prefeitura de Itabira explora os meios de comunicação para levar as informações ao cidadão.

Votaram favorável à transparência na publicidade pública apenas o autor do projeto, Bernardo Mucida, e os vereadores Geraldo Torrinha (PDT), Ilton Magalhães e Marcela Cristina (ambos do PR). O vereador Sueliton (PROS) se absteve e os demais vereadores votaram contrário. O vereador Batatinha, mesmo defendendo o projeto como muito bom, justificou seu voto contrário alegando que não precisa de mais transparência, fazendo referência ao site da prefeitura onde há algumas informações para o público.

Comentários


  • 24-09-2014 17:28:00 Roberto Medeiros

    O povo Itabirano esta atento,nas votações da Camara Municipal.bom mesmo é que (04) quatro VEREADORES votarão juntos,isso sinaliza o nascimento de uma GRANDE OPOSIÇÃO,contra o desgoverno de damon,ronildo capilé,jadirão.edilson da alcantara,gomes marmita.turminha PIFIA

  • 24-09-2014 16:10:00 Priscila

    São os vereadores que não aprovaram o projeto. Agora, nada impede que eles próprios tornem público quanto eles ganham e provem que o Dr. Damon esta mentindo quando diz que eles mamam nas tetas da prefeitura