Esportes

Alemães dominam ranking de público, e dois brasileiros aparecem no Top 100

Com Borussia Dortmund na liderança, Alemanha tem seis clubes entre os 10 que mais levaram torcedores aos estádios. Cruzeiro e Santa Cruz são os únicos do Brasil

Líder do ranking de média de público, o Campeonato Alemão tem seis times entre os dez que mais levaram torcedores aos estádios na última temporada. Em estudo elaborado pela "Pluri Consultoria", a Alemanha domina a lista dos 10 primeiros, com seis clubes da primeira divisão e um da segunda. Pelo terceiro ano consecutivo, Borussia Dortmund foi a equipe que mais arrastou gente para suas partidas: 80,3 mil pessoas por jogo, com 100% de ocupação do estádio. O futebol brasileiro vem muito atrás, com apenas dois clubes entre os 100 primeiros: Cruzeiro e Santa Cruz.

Borussia Dortmund leva mais de 80 mil torcedores por jogo e tem 100% de ocupação em seu estádio (Foto: EFE)
Borussia Dortmund leva mais de 80 mil torcedores por jogo e tem 100% de ocupação em seu estádio (Foto: EFE)

 

O ranking é dominado pelo continente europeu. Dos 100 clubes com maior média de público do mundo na última temporada, 78 da Europa. Os 13 primeiros também são do Velho Continente. Em comparação ao mesmo estudo realizado no ano passado, as três primeiras posições seguem inalteradas. O Borussia Dortmund lidera, seguido de Manchester United (75,2 mil/jogo - 99% de ocupação) e o Barcelona, com (72,1 mil/jogo). O clube catalão, no entanto, teve “apenas” 73% de ocupação do Camp Nou.

Na 14ª colocação, o River Plate é o primeiro time de fora da Europa a figurar na lista. Com média de 44,9 mil torcedores por jogo, o  clube argentino aparece na 14ª colocação. Em toda a lista, há clubes de 18 países diferentes. A Alemanha lidera com 25 times, seguidos por 16 da Inglaterra e sete de Espanha, Itália, França e Argentina. 

O Brasil tem apenas dois clubes entre os 100 que mais levaram torcedores aos estádios na última temporada. Campeão brasileiro e líder da atual edição, o Cruzeiro aparece em 70º, com 28,9 mil torcedores por partida. Vencedor da Série C no ano passado, o Santa Cruz, da Segunda Divisão, ocupa a 89ª colocação, com 26,6 mil/jogo. Além de ser o único clube do país a aparecer nos três rankings realizados anteriormente pela "Pluri Consultoria", o Santa Cruz possuí a maior média de público do futebol brasileiro no acumulado dos últimos três anos: 29,3 mil/jogo.

Campeão da Série C no ano passado, Santa Cruz foi o segundo clube brasileiro com melhor média de público (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Campeão da Série C no ano passado, Santa Cruz foi o segundo clube brasileiro com melhor média de público (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

 

Outros clubes brasileiros aparecem na lista ampliada dos 200 com maior público. O Corinthians é o 103º,  com média de 24,4 mil, o Flamengo aparece em 111º, 23,4 mil, o São Paulo em 113º, com 23,1 mil, o Grêmio em 148º, com 19,8 mil, o Sampaio Correa em 149º, com  19,7mil, o Bahia em 169º, com 18,4mil, o Fluminense em 181º, com 17,6 mil, e Vasco em182º, com 17,6 mil torcedores por partida.

Comentários