Coluna

O naufrágio anunciado

Um jovem ambicioso, nascido em uma cidade do interior, sonhava em ser o comandante de um navio que ficava atracado em um porto seguro a alguns quilômetros da praia. Ele observava o navio todos os dias e criticava o comandante e toda a tripulação. Garantia que se um dia fosse o comandante, aquele navio serviria ao povo, que era seu proprietário, passaria por uma grande reforma e voltaria a navegar com toda segurança. Prometia também por fim aos atravessadores, abrir concorrências para contratar empresas e acabar com toda a corrupção. Garantia que seria pulso firme com seus subordinados.

imagem ilustrativa*
imagem ilustrativa*

Então o tempo passou e um dia o jovem assumiu o comando do navio. Exonerou parte dos marinheiros e levou consigo novos companheiros que ele garantia serem técnicos. A bordo do navio o comandante chamou os capitães e passou ordens, designando para cada um, uma função. Ele queria reformar o navio, como havia prometido, e colocá-lo a serviço do povo.

Entre os escolhidos havia um que se considerava o mais inteligente e astuto. Então tratou logo de manipular os demais tripulante para que a administração do navio ficasse bem ao seu modo. Daí, instalou-se um motim e as ordens do comandante passaram a não ser ouvidas. Todas as ordens do comandante eram criticadas por este tripulante.

O manipulador era responsável por auditar as documentações, se estavam corretas ou não,  mas deixava tudo correr solto, preocupava apenas com seus interesses e dos demais que faziam parte do motim. O navio que era para servir a população continuou atracado no mesmo lugar. O tempo foi passando e dois anos se foram. Mais um mês e o navio no mesmo lugar. As pequenas reformas que anteriormente eram feitas foram também deixadas de lado e com o sacudir do mar, o navio foi se tornando a cada dia mais inseguro.

Vendo que o navio ia naufragar, alguns marinheiros com medo queriam tomar providencias e conscientizar o comandante do perigo. Um dia, durante o almoço, o farmacêutico da embarcação disse ao líder do motim: “Precisamos fazer alguma coisa. Temos que levar ao conhecimento do comandante. O navio esta afundando.” O jovem que dava as ordens em tudo, levantou apenas os olhos em direção ao farmacêutico e enquanto comia a sua marmita disse: “Você é fraco! Lembre-se que precisamos cuidar dos nossos interesses, apenas dos nossos interesses. Estamos a poucos quilômetros da praia e quando o navio afundar nós temos botes para nos salvar. Lembre-se que não somos nós os responsáveis pelo comando. Em um naufrágio podemos abandonar o navio a qualquer hora. Apenas o comandante é obrigado a ficar.” O outro insistiu: “Se ele abandonar antes pode ser preso e se ficar até o navio afundar, o que pode acontecer a ele?” O líder do motim mais uma vez retrucou: “Você é mesmo fraco! Agora não é momento para pensar nisso. Deixe-me comer sossegado a minha marmita.”

Então, o farmacêutico da embarcação que percebia o perigo cada vez mais iminente, apresentou um documento ao líder do grupo e questionou: “Isto esta errado!” Mais uma vez sem tirar os olhos da marmita ele disse: “O comandante é você ou ele?” e completou: “O negocio é dele, deixa entrar.”

Geraldo Ribeiro (MG)

25 Posts

Causos e Crônicas

Comentários


  • 06-02-2015 14:48:00 Servidora Pública

    Um secretário que vai pular do barco depois do carnaval, falou que o ex-ouvidor alertava Damon em todas as reuniões. O Dalton pediu para o Damon arrumar um cargo para o Jadirão em BH, pediu para não nomear a esposa, apresentou um relatório com as principais pendências das secretarias e suas deficiências. Só que ao invés de ouvir, o Damon foi instigado por Jadirão, Edilson, Douglas, Ermiton e Carlito Andrade a exonera-lo após as denúncias de corrupção... Deu no que deu!

  • 06-02-2015 07:43:00 José dos Santos

    Geraldo Ribeiro,vc tem parentesco da mãe Dináh??? ou tem bola de cristal??? Cara, vc acertou na mosca,tai no naufragio.

  • 05-02-2015 12:29:00 João Vitor

    O navio esta ate hoje no mesmo lugar e quase afundando. O comandante é muito fraco e este cumelão da marmita é pilantra, vai fugir e deixar o comandante sem salva-vidas

  • 29-07-2014 11:35:00 Claudia Miranda

    O grande ERRO que uma pessoa INGRATA comete,é esquecer que um dia,poderá precisar de você novamente.Até logo,até 2016!!!!!

  • 26-07-2014 12:35:00 Lúcio

    Quando escolhemos este comandante estávamos cheios de esperança, agora estamos assistindo o naufrágio e não podemos fazer nada. Como é duro, estou desiludido! Agora estão ai batendo em nossas portas de novo.

  • 25-07-2014 18:04:00 Perpetuo Socorro

    Esse(CAUSO) é a mais pura realidade da Prefeitura de Itabira.Ganha-se uma eleição,depois sem nenhuma GRATIDÃO do Prefeito eleito,pelo trabalho,empenho e comprometimento na campanha.Aí começa as FOFOCAS,CANDONGAS,MEXERICOS,FUXICOS,INTRIGAS e COMPLÔS,contra muitas pessoas que caminhou com o Prefeito.Aí os VEIACOS,PUXA-SACOS,BABA-OVOS,BAJULADORES.Armam um esquema,contra o Prefeito,que está DESLUMBRADO,ALUCINADO e INVAIDECIDO com o PODER.Aí o ABOBRÃO fica nas maõs de (03) ou (04) PICARETAS.Vai ser muito ruim e triste o final deste desfecho.

  • 25-07-2014 10:20:00 Luciano

    kkkk\' concordo com vc Martha, esse causo é bem familiar.

  • 24-07-2014 19:28:00 Martha Alvarenga

    Gente!! Já rir demais, com essa estoria,ate parece que aconteceu em Itabira,lá pro lados da região dos GOMES

  • 24-07-2014 18:17:00 Júlio

    Estou torcendo para o navio não afundar, mas pelo que percebo este vai mesmo afundar.

  • 24-07-2014 17:07:00 Luzia R.

    kkkkkk!!! Parece que conheço essa história. Isso não é muito distante. Ta tudo \"engosmado\" kkkk