Cidades

Inovação, tradição e religiosidade marcam 77ª Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro

O reconhecimento de valores essencialmente humanos é característica marcante no evento que também trouxe, pela primeira vez, um show de renome nacional ao distrito

Foram realizadas novena, confissões, missas, carreata de Santo Amaro, missa e benção de cavaleiros, encontro ciclístico, barraquinhas e shows
Foram realizadas novena, confissões, missas, carreata de Santo Amaro, missa e benção de cavaleiros, encontro ciclístico, barraquinhas e shows (Foto: Marcos Cardinelli)

A 77ª edição da Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro é uma história de fé que se confunde com a cultura de Brumal e, consequentemente, com a identidade de Santa Bárbara. É um resgate ao passado, de devoção pelos valores da comunidade e um reflexo do respeito às tradições populares do município.

A festa reuniu, no último fim de semana, cultura, tradição popular e religiosidade em um mesmo espaço. Realizada pela Prefeitura de Santa Bárbara, em uma parceria da Secretaria de Turismo e Cultura com a Associação Comunitária de Brumal e o Curato Nossa Senhora das Graças, buscou promover desenvolvimento econômico ao traduzir um novo conceito turístico, histórico e cultural ao município de Santa Bárbara.

Este ano a festa teve início no dia 27 de junho. Foram realizadas novena, confissões, missas, carreata de Santo Amaro, missa e benção de cavaleiros, encontro ciclístico, barraquinhas e shows.

Na última sexta-feira, 4 de julho, a banda Maria Bunita abriu a programação artística da festa. No sábado os fiéis puderam participar da missa com apresentação do Coral Exército de Cristo de Itabira. Mais tarde foi a vez da dupla Rick e Renner marcar presença na inovada estrutura da 77ª Cavalhada de Brumal. Esta foi a primeira vez que um distrito de Santa Bárbara teve a oportunidade de receber artistas de renome nacional.

No domingo, dia da grande festa, a programação religiosa começou cedo. Ao amanhecer houve Repicar dos Sinos e Alvorada. A tarde, apresentação das corporações musicais Nossa Senhora da Conceição, da cidade de Catas Altas; Corporação de Santo Antônio, de Santa Bárbara; 15 de Novembro, de Mariana e Santa Cecília, de Barão de Cocais, se apresentaram no largo da Igreja de Santo Amaro. Após, missa solene foi celebrada pelo padres do Curato, seguida de procissão com a imagem do Glorioso Santo Amaro.

Em cavalos enfeitados por tecidos e flores, cavaleiros entraram em campo e deram início a 77ª Cavalhada de Brumal. Com destreza e ritmo, eles circularam em torno de um grande mastro trançando fitas coloridas, revivendo a glória dos cristãos na batalha contra os mouros.  Em seguida um espetáculo pirotécnico levou cores e luzes ao céu de Santa Bárbara. Para encerrar as festividades os violeiros Clever e Rondinele apresentaram um show.

A Cavalhada, enquanto bem imaterial de Santa Bárbara, se consolida com toda sua história, cenário e personagens, em uma exposição artística viva, onde se reporta, de seu contexto social, conceitos culturais e religiosos, traduzidos pela beleza da expressão humana em um intenso trabalho consolidado por mais de 70 anos de tradição. Cerca de cinco mil pessoas prestigiaram o evento.

Comentários