Ciência & Tecnologia

Android mantém arquivos guardados mesmo após reset, mostra estudo

Pesquisadores conseguiram restaurar 70 mil fotos de aparelhos resetados (Foto: Luciana Maline/TechTudo)
Pesquisadores conseguiram restaurar 70 mil fotos de aparelhos resetados (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Pesquisadores da empresa de segurança digital Avast, conseguiram recuperar  milhares de arquivos e informações de dispositivos usados, mesmo após eles terem passado pela restauração de fábrica, também chamada de Hard Reset. Entre os dados estão desde e-mails e mensagens de texto, até mesmo fotos pessoais.

Os pesquisadores testaram vinte smartphones Android que já tinham algum tempo de uso e utilizaram o recurso disponível no próprio software para restaurar o sistema. Depois de resetado, usaram uma série de programas como  o AccesData FTK Imager, muito utilizado no meio forense para recuperação de dados. O resultado foi assustador.

Dos vinte aparelhos que, teoricamente, estariam ‘limpos’ foram extraídos 750 mensagens de texto, 250 informações sobre contatos como nome e endereço de e-mail e 40 mil fotos, incluindo fotos pessoais. Além disso também foram visualizadas pesquisas realizadas no Google e uma informação sobre empréstimo realizado pelo antigo dono.

O tema é preocupante visto que apenas no Ebay dos EUA são postos a venda todos os dias mais de 80 mil smartphones usados. Outro fator é que a população está cada vez mais colocando dados sensíveis, como informações bancárias e fotos íntimas nos aparelhos.

Diante deste novo cenário, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu recentemente que a polícia precisa pedir um mandado previamente para investigar dados de qualquer smartphone.

Para apagar completamente as informações dos aparelhos, os pesquisadores recomendaram a instalação do Avast! Anti-Thief em dispositivos Android. É sempre bom ressaltar, também, cautela na hora de tirar e enviar fotos e mensagens.

Comentários