Cidades

Comunidade do bairro Gabiroba recebe equipe do Governo Paralelo e se diz surpresa com projeto do grupo

egundo o presidente, há ruas no bairro que estão intransitáveis e a comunidade esta cansada de esperar. Ele garante que agora a população não irá descansar enquanto suas principais reivindicações não forem atendidas (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)
Segundo o presidente, há ruas no bairro que estão intransitáveis e a comunidade esta cansada de esperar. (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)

A Associação de Amigos do Bairro Gabiroba reuniu na última quinta-feira (26) moradores do bairro para mais um debate sobre as questões que afligem a comunidade. De acordo com o presidente da associação, Marcelo Silva, a comunidade continua mobilizada em busca de soluções para os problemas que castigam o bairro, dentre eles saneamento básico e segurança. Segundo o presidente, há ruas no bairro que estão intransitáveis e a comunidade esta cansada de esperar. Ele garante que agora a população não irá descansar enquanto suas principais reivindicações não forem atendidas. “A população cansou, são muitos anos de espera. Há ruas que não tem como entrar nem para entregar uma compra. Como pode? A cidade é rica e nosso bairro enfrentando essas dificuldades em pleno século XXI não dá.” Uma moradora completou: “A minha rua esta intransitável. Faz 26 anos que moro lá e há 26 anos estou esperando, chega”, desabafou a moradora.

Os moradores do Gabiroba preparam mais uma grande mobilização. Os comerciantes prometem fechar as portas por falta de segurança, os moradores planejam fechar ruas e avenidas. Eles alegam que já fizeram reivindicações com faixas e o prefeito Damon não se manifestou. De acordo com eles, o comportamento do governo é inaceitável, não pode um prefeito ignorar as dificuldades que os moradores do bairro enfrentam. “A associação do bairro tem feito tudo que pode. São ofícios e mais ofícios protocolados sem resposta. O nosso presidente é um lutador, ele tem feito o que pode. O que cabe a ele esta sendo feito, por isso nós moradores vamos apoiá-lo em tudo que for necessário. O que queremos é um pouco de dignidade, poder entrar e sair das nossas casas sem enfrentar lama ou poeira. Será que isso é pedir muito?”, desabafou a jovem Denise.

O presidente da Associação garantiu que os moradores vão continuar mobilizados até que as reivindicações do bairro sejam atendidas.

Depois de ouvir a comunidade, o presidente da associação convidou o Sr. Geraldo Ribeiro para fazer uso da palavra e apresentar seus companheiros presentes na reunião da associação, representando uma organização popular denominada Governo Paralelo.

De acordo com Geraldo, o Governo Paralelo tem como objetivo contribuir promovendo um grande debate e transformando as ideias da comunidade em projetos que depois são entregues ao governo (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)
De acordo com Geraldo, o Governo Paralelo, se for compreendido pelo prefeito, irá contribuir muito com a administração (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)

O Sr. Geraldo explicou aos moradores o que é o Governo Paralelo e quais são seus objetivos. De acordo com ele, o Governo Paralelo é uma organização popular composta por todos os seguimentos da sociedade e sempre aberta a novas adesões e tem como objetivo contribuir promovendo um grande debate e transformando as ideias da comunidade em projetos que depois são entregues ao governo. “O Governo Paralelo é uma organização popular que tem como objetivo discutir as questões que envolvem as comunidades e o município, elaborar projetos e propor ao prefeito a sua execução”. Ainda de acordo com Geraldo, o Governo Paralelo, se for compreendido pelo prefeito, irá contribuir muito com a administração. “A população quer ser ouvida. O Governo Paralelo esta ouvindo, discutindo com eles a sua demanda e aproveitando o seu corpo técnico para elaborar os projetos e entregar ao prefeito. Agora, sempre deixamos claro em todas as reuniões que fazemos, que a decisão de executar ou não cabe ao prefeito.”

Os moradores perguntaram aos representantes do Governo Paralelo se o prefeito já fez alguma obra indicada por eles, ao que foi respondido que sim, que algumas obras que eles indicaram foram executadas, mas, se perguntar isto ao prefeito, seguramente ele irá dizer que não. “Acreditamos que algumas obras foram feitas, mas se vocês perguntarem isso ao prefeito talvez ele diga que nem nos conhece. Tenho certeza que ele vai atender algumas dessas reivindicações aqui do bairro, mas vocês acham que ele vai admitir que está executando alguma obra por causa de suas lutas?”

Denisío disse que estava ali representando o vereador e se colocou a disposição dos moradores (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)
Denisío disse que estava ali representando o vereador Sueliton e se colocou a disposição dos moradores (Foto: Ageu Ebert/O Folha de Minas)

Ainda de acordo com Geraldo, o Governo Paralelo não esta preocupado em buscar reconhecimento e também não é um grupo de oposição ao governo, pelo contrário, admiram muito o Dr. Damon e por isso é que estão neste trabalho voluntário para contribuir com o governo. Geraldo disse querer que o Dr. Damon faça um excelente mandato, pois de acordo com ele, quem ganha com isso é a população. Ele finalizou convidando os moradores para fazer parte com eles desta organização, participando das reuniões que acontecem periodicamente no bairro Alto Pereira e enviando sugestões para o email: governoparalelo.itabira@gmail.com. Ele disse que é importante fazer alguma coisa, que não basta ficar criticando o governo à distância e não contribuir com o que pode.

No final do encontro, várias pessoas se inscreveram para fazer parte das comissões do Governo Paralelo.

Também esteve presente na reunião o assessor do vereador Sueliton. Denisío disse que estava ali representando o vereador e se colocou a disposição dos moradores. Segundo ele, o vereador fez várias indicações para o bairro e está sempre disposto a contribuir. Ele parabenizou o Sr. Geraldo pela proposta que o Governo Paralelo esta levando às associações e foi convidado para participar da próxima reunião, no bairro Boa Esperança.

Comentários


  • 03-07-2014 08:16:00 Geraldo Maria dos Reis

    Esse sim é o papel de qualquer lider comunitário,lutar por melhorias,diálogar com a população,reunir com o governo,enviar ofícios e estar sempre ao lado do povo,lider comunitário tem que aparecer mesmo,mostrar serviço é para isso que são eleitos em matéria de liderançã o Télo tem sido o melhor lider de todos os tempos...está de parabens,tem potencial para ser o futuro vereador e representar bem a comunidade do gabiroba ao contrário de um monte de como quieto que só aparecem em época de eleições com fome de votos,nunca devemos esquecer isso...obrigado...

  • 02-07-2014 19:36:00 Júlio Couto

    Muito inteligente a fala do senhor Geraldo. Quando disse que não é inteligente tecermos críticas de maneira distante ao atual governo. O que devemos é apresentar propostas inteligentes, assim como o chamado governo paralelo, já faz e cobrar para que estas propostas sejam cumpridas.

  • 02-07-2014 19:05:00 Antonio Augusto da Silva

    Muito importante,essa iniciativa desse movimento popular GOVERNO PARALELO,quem sabe o Prefeito consiga abrir os olhos para os problemas da população,que votou e confiou,depositou suas esperanças de mudanças nessa administração.

  • 02-07-2014 18:21:00 Ana Beatriz

    Denise, parabéns por ainda tão jovem envolvida com as questões sociais. Te conheço muito. Não desanime

  • 02-07-2014 18:20:00 Aguinaldo Silva

    Espero que o nosso presidente nao desanime. O Damon parece nao estar nem um pouco preocupado com nós. Estamos do seu lado presidente

  • 02-07-2014 16:38:00 Antônio Carlos Primo

    Ah! gente de minha terra, quem me dera ver nossos representantes políticos, com toda preocupação, depositarem em seus planos de governo, nossas pequenas URGÊNCIAS!!....Toda minha torcida é para que vocês sejam ouvidos e atendidos. Abraços!