Follow us on Twitter
Escrito por O Folha de Minas    Sex, 31 de Outubro de 2008 07:02    PDF Imprimir E-mail
Itabira e sua história

Itabira/MGItabira é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Localiza-se a 104 quilômetros da capital do estado. Possui área de 1.256,496 km². A cidade é carinhosamente apelidada por seus habitantes de cidade da poesia. É conhecida também por cidade do ferro, já que a cidade é berço de criação da Companhia Vale do Rio Doce em 1942. O nome Itabira tem sua origem na língua tupi, tendo como significado "pedra que brilha", de itá ("pedra") e bira ("que brilha"). É o vigésimo quarto maior município do estado em população. Está localizada na região Sudeste, no centro de Minas Gerais a 111 quilômetros de Belo Horizonte, 697 quilômetros São Paulo, 545 quilômetros Rio de Janeiro, 845 quilômetros da capital federal Brasília e 510 quilômentros de Vitória, principal destino turístico dos habitantes da cidade.

O ponto mais alto do município está a 1.672 metros acima do nível do mar, no Alto da Mutuca. A cidade é o principal centro da região e sofre com a poluição causada pela extração de minério de ferro, principal ramo econômico do município desde a criação da Companhia Vale do Rio Doce em 1942, por Getúlio Vargas, essa que é a segunda maior mineradora do mundo e tem grande parte da sua produção na cidade.

Itabira é também o portão de entrada para os distritos de Ipoema e Senhora do Carmo, além de outras cidades menores como: Jaboticatubas, Santa Maria de Itabira, Itambé do Mato Dentro e Nova Era. O Aeroporto Internacional mais próximo da cidade é o Confins, que serve também Belo Horizonte e grande parte da região.

História
No dia 9 de outubro de 1848, através da Lei Provincial nº 374, a "Vila de Itabira do Mato Dentro" foi elevada à categoria de cidade.

Com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas assume a Presidência da República e determina a todos os Presidentes de Estado que nomeassem os prefeitos das cidades. Em 1931, Olegário Maciel, interventor em Minas Gerais, nomeia coronel Antônio Linhares Guerra, então presidente da Câmara, prefeito de Itabira.

Até 1939, o chefe do Poder Executivo era o Presidente da Câmara. A Constituição de 1934 estabelece o Regime Presidencial e Federativo, a autonomia dos municípios e a adoção de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. A Câmara Municipal reabre e assume suas funções. Em 1937, Getúlio Vargas, Presidente da República, aplica um golpe de Estado, o Golpe de 37, e implanta o Estado Novo (1937 a 1945). Fecha novamente as Câmaras Federal, Estadual e Municipal e outorga uma nova Constituição, que lhe dá plenos poderes ditatoriais. As prefeituras ficaram na dependência dos Governos de Estados, partidários de Vargas.

Desenvolvimento
Em 1891, Itabira tirou de seu nome a expressão "Mato Dentro". Na divisão administrativa de 1911, o município tinha cinco distritos: Itabira (a sede), São José da Lagoa (atual Nova Era), Santa Maria (hoje município de Santa Maria de Itabira), Carmo de Itabira (atual distrito de Senhora do Carmo) e Aliança (atual distrito de Ipoema).

Em 13 de dezembro de 1942, o município passou a se chamar "Presidente Vargas". Nesta época, o distrito de São José da Lagoa foi desmembrado da divisão administrativa de Itabira, tornando-se hoje o conhecido município de Nova Era. Quatro anos depois, após uma forte e movimentada campanha promovida pela população, Presidente Vargas volta a se chamar Itabira.

No aspecto econômico, Itabira tinha seu progresso garantido pelas indústrias de fundição de ferro, que existiam desde o fim do Império,uma das mais importante era a Fábrica do Girau (1816). Mais tarde, vieram as fábricas de tecido, destacando-se as Fábricas da Gabiroba em  1876 e da Pedreira em 1888.

Em meados do século XVIII, na medida em que diminui o ouro aluvião, a extração de minério de ferro torna-se a principal atividade econômica de Itabira. Em 1910, no XI Congresso Geológico Internacional, realizado em Estocolmo, na Suécia, revelou-se que no centro do Estado de Minas Gerais, no Brasil, estavam localizadas as maiores jazidas de minério de ferro do mundo. Em junho de 1911, a Itabira Iron Ore Company, sucessora da Brazilian Hematit Syndicate, foi autorizada a explorar e exportar minério de ferro das jazidas de Itabira por concessão do Governo Federal, sendo o Presidente da República Hermes da Fonseca.

Em 1942, com a criação da Companhia Vale do Rio Doce e a exploração do minério em grande escala, a cidade de fato começou a crescer e a se desenvolver economicamente. A Vale reformulou e, mais tarde, duplicou a Estrada de Ferro Vitória-Minas, destinada ao transporte de minério até o Porto de Tubarão, no Espírito Santo.

No final da década de 60, Itabira ganhou novo impulso em seu desenvolvimento, com o Plano de Expansão da CVRD que construiu e colocou em operação o "Projeto Cauê" responsável por uma verdadeira explosão econômica e cultural da cidade.

Comentários (0)
Última atualização ( Sex, 12 de Agosto de 2011 16:54 )
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.