Follow us on Twitter
Escrito por O Folha de Minas    Ter, 20 de Julho de 2010 17:03    PDF Imprimir E-mail
70ª Fazenda da Esperança é inaugurada em Itabira

Prefeitura de Itabira doa terreno para a construção da sede que vai atender Itabira e região

Inauguração Fazenda Esperança - Itabira/MG (Foto: ACS/PMI)No último domingo (18), o prefeito João Izael e os secretários municipais, Oldeni José dos Santos (Governo), Alcides Gonçalves (Saúde), José Gonçalves Moreira (Educação) Geraldo Martins da Costa (Esporte e Lazer), Maria das Graças de Carvalho Lima (Ação Social) e a Chefe de Gabinete, Cândida Izabel de Campos Moraes participaram da missa de inauguração da 70ª Fazenda da Esperança, a 13km, na região dos Gatos, zona rural de Itabira.

Segundo informação do Tenente Souza, da Polícia Militar de Itabira, cerca de mil pessoas estiveram no local. A celebração foi feita pelo padre Francisco Guerra, em companhia dos padres Cleverson Pinheiro, Luciano Simões e Márcio Soares e também do frei alemão Hans Stapel, fundador do programa Fazenda da Esperança. Além da missa, se apresentaram os grupos folclóricos Percussão do Lambari, Nestechão, Coral Vozes do Quilombo, de Santa Maria de Itabira e o Coral do Combem, de Itabira. O grupo Movimento Jovem, fundado em Santa Maria de Itabira, contou com a participação de jovens itabiranos.

O programa de recuperação proposto pela Fazenda da Esperança é baseado no trabalho autossustentável e foi criado pelo frei Hans Stapel. “Nossa conduta é viver em família, espiritualidade e trabalho”, definiu o frei, no último dia 15, no gabinete do prefeito João Izael. O objetivo é recuperar dependentes químicos, entre 15 e 45 anos, em até 12 meses, por meio de trabalho, “que é o tripé da caminhada de recuperação. Vamos criar uma horta, já temos um galinheiro que cada um, com as suas aptidões, vai desenvolver. A gente não cria um trabalho para eles. O nosso interesse não é que eles saiam daqui com um ofício, é a autossustentação”, explicou Rômulo Braga, coordenador da Fazenda da Esperança em Itabira. Ainda segundo ele, a Fazenda busca parcerias para desenvolver projetos que garantam a sustentabilidade da unidade. “Temos alguns projetos sendo encaminhados para o governo, talvez uma fábrica de doces ou uma marcenaria. Enfim, projetos que possam também trazer autossustentação para a Fazenda e que o recuperando trabalhe”, finalizou.

A sede da Fazenda da Esperança é composta por dois galpões, onde os recuperandos vão desenvolver atividades por meio de oficinas e uma casa com estrutura para 15 internos, que foi construída em um terreno doado pela Prefeitura de Itabira. Antigamente, no local, funcionava uma fábrica de explosivos. De acordo com o presidente da Rede Bretas, Estevam Duarte de Assis, a casa dos recuperandos foi feita em seis meses conforme recomendação do frei Hans Stapel, entretanto, “a construção é fácil, você sabe o quanto vai gastar e quanto tempo vai durar. A parte difícil é a responsabilidade dos voluntários de construir pessoas”, ressaltou. Para João Izael, o maior benefício do projeto vai para as famílias. “É um local para aquelas pessoas, que porventura se perderam nas drogas ou em qualquer outra substância, vai ter a oportunidade de se recuperar. E penso que Itabira precisava muito deste espaço. O município fez essa doação porque temos certeza que a Fazenda vai ajudar a muitas famílias itabiranas e da região através da oração e da fé”, concluiu o prefeito.

Recuperação
De acordo com o coordenador da nova Fazenda da Esperança, Rômulo Braga, a unidade já selecionou 15 candidatos, sendo que seis já concluíram as exigências do processo seletivo. “É necessário fazer alguns exames psicológicos e muitos de sangue, como hemograma, Aids. Precisa de uma entrevista para depois ele se ingressar na Fazenda, no dia da entrevista final”, explicou. Para tentar uma vaga na unidade, o dependente químico deve escrever uma carta manifestando o interesse e os motivos que o levaram a tratar o vício. “Nós estamos montando nosso escritório em Santa Maria para acolher jovens de realidades diferentes, mas em Itabira o nosso apoio é na paróquia Nossa Senhora da Piedade, com a Letícia”, informou Rômulo.

Comentários (0)
 

Your are currently browsing this site with Internet Explorer 6 (IE6).

Your current web browser must be updated to version 7 of Internet Explorer (IE7) to take advantage of all of template's capabilities.

Why should I upgrade to Internet Explorer 7? Microsoft has redesigned Internet Explorer from the ground up, with better security, new capabilities, and a whole new interface. Many changes resulted from the feedback of millions of users who tested prerelease versions of the new browser. The most compelling reason to upgrade is the improved security. The Internet of today is not the Internet of five years ago. There are dangers that simply didn't exist back in 2001, when Internet Explorer 6 was released to the world. Internet Explorer 7 makes surfing the web fundamentally safer by offering greater protection against viruses, spyware, and other online risks.

Get free downloads for Internet Explorer 7, including recommended updates as they become available. To download Internet Explorer 7 in the language of your choice, please visit the Internet Explorer 7 worldwide page.